20/11/2013 às 10:36

Profissionais do “Mais Médicos” podem atender até 150 mil pessoas no DF

Assistência à saúde foi ampliada com a chegada de mais profissionais em 12 regiões administrativas

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (20/11/13) – Com a chegada dos 50 profissionais do programa “Mais Médicos”, desde setembro, a capacidade do sistema de saúde foi ampliada. Os profissionais podem atender uma população estimada em 150 mil habitantes, pois cada equipe é responsável pela cobertura de até três mil pessoas.
 

“Os profissionais atendem hipertensos, crônicos e idosos, fazem acompanhamento de pré-natal, isso favorece uma saúde mais equilibrada e, consequentemente, desafoga as emergências dos hospitais”, afirmou a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo.
 

Nas duas primeiras etapas, foram encaminhados 16 profissionais brasileiros ao DF. A terceira etapa foi iniciada em 11 de novembro, quando o DF recebeu 33 médicos cubanos, que já estão nas unidades de saúde.
 

Os especialistas trabalham atualmente em Ceilândia, Recanto das Emas, Gama, Brazlândia, Samambaia, Santa Maria, Riacho Fundo, São Sebastião, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga e Estrutural.
 

Com o reforço desses profissionais, Samambaia passou a contar com 46 equipes de Estratégia Saúde da Família, o que corresponde a quase 70% de cobertura da população local, estimada em mais de 200 mil habitantes.
 

Ceilândia, por sua vez, quase que dobrou a cobertura na saúde básica, pois saltou para 26 equipes. Em Santa Maria os especialistas alcançam 25% da população, estimada em 124 mil habitantes.

(L.C/T.V*)