06/12/2013 às 21:45, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Brasília recebe Portugal na 1ª fase em 2014

Além dos irmãos lusitanos, no gramado do Mané Garrincha também vão pisar as seleções da Colômbia, Equador, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Suíça

Por Da ComCopa


. Foto:Mariana Raphael/Arquivo

BRASÍLIA (6/12/13) – O mundo conheceu na tarde desta sexta-feira (6) a formação dos grupos com as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014. Com isso, os brasilienses também já sabem quais as oito equipes que virão a Brasília para jogar no Estádio Nacional Mané Garrincha, na 1ª fase do Mundial.

 

Além da Seleção Brasileira, a capital do país receberá duas equipes sul-americanas, três africanas e duas europeias. São elas: Colômbia, Equador, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Suíça e Portugal. As partidas serão realizadas entre os dias 15 e 26 de junho.

 

Conheça as seleções que jogarão no Mané Garrincha:

 

BRASIL

Único a disputar todas as 19 Copas do Mundo da FIFA desde 1930, o Brasil é o maior campeão da história com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e, agora, sedia a 20ª edição do mundial de futebol. A Seleção Brasileira enfrenta Camarões no último jogo da 1ª fase na arena da capital do país.

 

Devem voltar ao estádio craques como o goleiro Júlio César e a dupla de atacantes Fred e Neymar, que fizeram a felicidade da torcida na abertura da Copa das Confederações contra o Japão (3×0), e no amistoso contra a Austrália (6×0), em setembro.

 

O Brasil ocupa a 11ª posição no ranking da FIFA, em outubro. A melhor campanha em Mundiais foi em 2002, no Japão e Coreia do Sul. Foram 7 jogos e 7 vitórias. Agora, com Felipão de volta ao comando, a equipe tem uma enorme pressão por jogar em casa e tentar amenizar as dores do Maracanazo, em 1950, quando o time canarinho perdeu na final para o Uruguai por 2×1.

 

O retrospecto da seleção em 2013 é favorável. Além de conquistar o título da Copa das Confederações da FIFA, o time disputou 10 amistosos: 4 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Fred é o artilheiro, com 4 gols. Nos últimos três confrontos, o Brasil venceu Zâmbia (2×0), Honduras (5×0) e Chile (2×1).

 

COLÔMBIA

 

Vizinho do Brasil, o país já participou de quatro Copas do Mundo, em 1962, 1990, 1994, 1998. Em mundiais, a melhor colocação foi o 14º lugar em 1962, no Chile. O título mais importante do futebol colombiano é a Copa América de 2001, disputada no próprio país. Obteve também um vice-campeonato em 1975, três terceiros lugares em 1987, 1993, 1995 e um quarto lugar em 2004.

 

Com as cores amarelo, azul e vermelho na bandeira, Los Cafeteros são conhecidos pelo futebol de raça. O jogador com mais jogos pela Seleção Colombiana é o atacante Carlos Valderrama, que atuou 111 vezes, entre 1985 e 1998, e marcou 11 vezes no placar.

 

Para a Copa do Mundo de 2014, o craque mais temido é o atacante Radamel Falcao García, o Falcao, um dos grandes responsáveis pela ascensão da equipe sul-americana nos últimos tempos.

 

O técnico José Pekerman substituiu Leonel Álvarez no começo das Eliminatórias Sul-Americanas e levou a equipe a uma conquista inédita: a segunda colocação. Foram 16 jogos, sendo 9 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. A Colômbia é o 4º colocado no ranking da FIFA (outubro).

 

EQUADOR

 

A equipe vem evoluindo nos últimos anos e disputou as Copas do Mundo de 2002 (Japão e Coreia do Sul) e 2006 (Alemanha). A melhor colocação em um mundial foi em 2006, quando conquistou o 12º lugar. Atualmente é considerada a 22º melhor seleção do mundo pelo ranking da FIFA (outubro).

 

Durante as Eliminatórias Sul-Americanas, os equatorianos ficaram invictos na altitude de Quito, mas tiveram uma campanha irregular quando jogaram como visitantes. A equipe, comandada por Reinaldo Rueta, ficou com a quarta e última vaga, deixando o Uruguai na repescagem.

 

Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, o Equador chegou pela primeira vez à final do torneio e surpreendeu. Na primeira fase, um empate e duas vitórias, sendo uma contra o Brasil, que foi eliminado da competição. Na semifinal, venceu o “Clássico Andino” contra a Bolívia. Na grande final, venceu a Jamaica, de virada, por 2×1 e ficou com a medalha de ouro, de forma invicta.

 

A melhor colocação em uma Copa América de 1993, disputada no próprio país, quando foi quarto lugar, e também ficou com um quarto lugar no Sul-Americano de 1959.

 

CAMARÕES

 

É uma das melhores seleções da África, com reconhecimento internacional. Muitos dos camaroneses estão espalhados por times da Europa. Nas participações da Copa do Mundo, o melhor resultado foi o 7º lugar, em 1990, na Itália, quando surpreendeu e encantou, principalmente com o craque, Roger Milla que, aos 38 anos, roubou a cena.

 

Considerada a 59º melhor seleção do mundo pelo ranking da FIFA (outubro), o maior título do futebol camaronês foi a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney. Nos Jogos Pan-Africanos, conquistou quatro medalhas de ouro em 1991, 1999, 2003, 2007.

 

Na Copa das Confederações, em 2003, conquistou o 2º lugar, além de vencer por quatro vezes a Copa das Nações Africanas, em 1984, 1988, 2000 e 2002.

 

COSTA DO MARFIM

 

Famosos pelo ritmo na dança, os marfinenses, assim como o Brasil, têm o futebol como esporte preferido. A Costa do Marfim se classificou para as Copas do Mundo de 2006 e 2010 e, no próximo ano, disputará o terceiro mundial consecutivo.

 

Dirigida pelo técnico francês Sabri Lamouchi, a seleção africana tem como maior força a dupla de atacantes Didier Drogba e Salomon Kalou, que promete dar trabalho para a defesa de Colômbia, Grécia e Japão.

 

O apelido da Seleção, The Elephants, faz referência aos elefantes, animais sagrados para a cultura local. O clima tropical é uma das marcas do país, que tem como idioma predominante o francês, falado por cerca de 80% da população.

 

A Costa do Marfim é a 17ª colocada no ranking da FIFA (outubro) e, durante as Eliminatórias Africanas, disputou 8 jogos e não perdeu nenhuma. Foram 5 vitórias e 3 empates.

 

GANA

 

Considerada uma das maiores potências da África no futebol, Gana chega à terceira edição consecutiva da Copa do Mundo. Em 2006, disputou com a Seleção Brasileira as oitavas de final em Dortmund (Alemanha), quando foi goleada por 3×0.

 

Em 2010, Gana chegou as quartas de final, mas perdeu para o Uruguai após uma disputa emocionante nos pênaltis. Os ganeses, assim como os brasileiros, têm um pentacampeonato para estampar no escudo: ganharam as cinco Copas da África Ocidental, de 1982 a 1987, sem perder um jogo sequer.

 

A ligação com o Brasil não para por aí. O maior futebolista da história de Gana, Abedi Ayew, é conhecido por lá como “Abedi Pelé”. Apesar de nunca ter disputado um Mundial, o Pelé de Gana fez carreira em clubes franceses como Lille e Olympique de Marseille.

 

Gana ocupa um modesto 23º lugar no ranking da FIFA (outubro). Durante as Eliminatórias Africanas, a equipe não teve muitos problemas e não perdeu nenhuma partida. Jogou 7 vezes, venceu quatro e empatou três vezes.

 

SUÍÇA

 

Invicta nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, a Suíça tem jogadores famosos que atuam nos campeonatos nacionais europeus. Entre eles, o lateral-direito Lichsteiner, da Juventus (Itália), e o meia Berhami, do Napoli (Itália).

 

No comando da seleção, está o alemão Ottmar Hitzfeld, com dois títulos na Liga dos Campeões da UEFA (principal competição de clubes do continente) e sete Campeonatos Alemães no currículo. Em agosto, os suíços, na sétima colocação no ranking da FIFA (outubro), venceram o Brasil por 1×0, com gol contra de Daniel Alves, em amistoso na Basileia.

 

Em 1954, o país sediou a quinta edição do Mundial, quando a Alemanha Oriental erguer a taça. Por três vezes, o time chegou as quartas de final (1934, 1938 e 1954). No Mundial de 2010 na África do Sul, no entanto, não passou da 1ª fase.

 

Na Suíça, ficam as sedes da FIFA (Zurique), do Comitê Olímpico Internacional (Lausanne) e da União das Federações Europeias de Futebol (Nyon). O país concentra, portanto, o centro do poder desportivo do mundo e abriga ainda a segunda maior sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

PORTUGAL

 

Quando se fala em Portugal, hoje, se fala quase que exclusivamente do atacante do Real Madri Cristiano Ronaldo, que está em boa fase e, com certeza, é um dos candidatos a craque do Mundial. Os portugueses já disputaram 6 Copas do Mundo e nunca chegaram a uma final.

 

O melhor desempenho foi em 1966, na Inglaterra. A equipe, comandada por Eusébio, venceu a União Soviética por 2×1 e ficou em terceiro lugar. Em 2006, na Alemanha, comandado por Felipão, Portugal terminou em quarto lugar ao perder para os donos-da-casa por 3×1.

 

Pelo ranking de outubro da FIFA, Portugal ocupa a 14ª colocação. Durante as eliminatórias europeias, os portugueses passaram sufoco, apesar de 8 vitórias, 3 empates e 1 derrota, em 12 jogos.

 

Eles foram para a repescagem e conquistaram uma heroica classificação em Estocolmo, enfrentando os suecos. A partida acabou 3 x 2, com três gols de Cristiano Ronaldo. No primeiro jogo entre as duas equipes, em Lisboa, Portugal também venceu: 1×0, com gol, claro, de Cristiano Ronaldo.

 

tabela jogos brasília

 

(J.S)