13/12/2013 às 18:22, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

A Lei de Acesso à Informação é cumprida com êxito pelo GDF

Em vigor há oito meses, a STC tem capacitado os servidores, além de disponibilizar ferramentas para que o cidadão tenha acesso à informação

Por Da Secretaria de Transparência e Controle do Distrito Federal

BRASÍLIA (13/12/13) – A Lei de Acesso à Informação, seja federal ou distrital, é consequência do Art. 5º da CF/88 e, em ambos os casos, é também decorrência de demandas da sociedade. Por esse motivo, ao longo deste ano, a Secretaria de Transparência e Controle do Distrito Federal (STC), por meio da Subsecretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (SUTPC), promoveu o “Espaço Aberto – Transparência e Gestão”, um programa com objetivo de atender as solicitações de vários órgãos do DF para explicar e tirar dúvidas sobre a LAI.
 

Até dezembro, foram realizados 13 encontros do “Espaço Aberto” sobre a Lei de Acesso à Informação, com a participação de 650 servidores. Em 2014, o programa pretende alcançar mais servidores para tratar da LAI e de outros assuntos relacionados à transparência e gestão.
 

Desde que a LAI (Lei 4990/2012) entrou em vigor, em 12 de abril de 2013, até o dia 12 deste mês, o Governo do Distrito Federal recebeu 2.584 solicitações de informação, das quais 2.421 (94%) já foram respondidas.
 

Do total, 1.873 (77%) foram plenamente atendidas; 75 (3%) foram negadas; e 154 (6%) não puderam ser atendidas por tratarem de matéria da competência legal de outro órgão, ou pelo fato de a informação não existir. O tempo médio para o acesso à informação solicitada foi de 13 dias – a LAI prevê até 30 dias.
 

DADOS – O quadro abaixo mostra o levantamento da versão eletrônica do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) com a relação dos órgãos mais demandados.
 
 

Órgão

Qtd de pedidos

 

Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB

626

Secretaria de Educação

200

Companhia de Saneamento do Distrito Federal – CAESB

197

Departamento de Trânsito – DETRAN

160

Secretaria de Saúde

98

Companhia Imobiliária de Brasília – TERRACAP

81

Companhia do Metropolitano do Distrito Federal – METRÔ

78

Secretaria de Administração Pública – SEAP

70

Transporte Urbano do Distrito Federal – DFTRANS

66

Secretaria de Fazenda

63

10º

 

O relatório também listou o perfil dos solicitantes, mostrando as profissões que mais demandaram informação.

Profissão do Solicitante

Qtde de pedidos

 

Servidor público federal

542

Não Informado

401

Outra

372

Empregado – setor privado

369

Servidor público estadual

218

 

O documento foi elaborado pela Coordenadora de Acesso à Informação, Fernanda Calado. Ainda segundo os dados, as mulheres foram responsáveis por 865 (33%) solicitações; os homens aparecem com 1.489 (58%) do total de pedidos e 230 (9%) não informaram.

ITINERANTE – O “Espaço Aberto” é um encontro de servidores criado pela SUTPC que tem por objetivo disseminar e debater temas relacionados à Transparência e Gestão com os Órgãos e Entidades do GDF. Trata-se de um espaço de diálogo interno sobre os desafios enfrentados no serviço público e a busca de soluções criativas para melhor servir a população do Distrito Federal.

O evento tem caráter itinerante, pois todos os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional e as empresas públicas e sociedades de economia mista do GDF podem solicitar e realizar o “Espaço Aberto” no seu local de trabalho. Para isso, basta preencher o formulário no site da STC.

(T.V*)