14/12/2013 às 15:29, atualizado em 17/05/2016 às 15:05

“GDF Junto de Você” oferece oficinas de pinturas em tecidos

Aulas com artista de Sobradinho fazem parte das ações da Secretaria de Cultura

Por Laezia Bezerra, especial para Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

 GAMA (14/12/13) – O “GDF Junto de Você” está oferecendo oficinas de pinturas em tecido a quem estiver passando pela arena montada para o programa neste sábado (14).

 

Uma das técnicas ensinadas na oficina é o Tai daí, técnica africana de estamparia, onde se consegue um efeito degrade de forma bem simples. Outra é a marmorização, que usa o sal grosso no processo de criação das estampas.

 

As oficinas são comandadas pela artista plástica Ângela de Assis, que é moradora de Sobradinho e participa do evento por meio da Secretaria de Cultura.

 

“Participar do evento está sendo importante, porque é uma forma de mostrar às pessoas que elas podem utilizar esse conhecimento para fazer a reciclagem do seu próprio guarda-roupa. Qualquer ação tem que ser conseqüente em trazer saberes e fazeres para que as pessoas possam utilizar no cotidiano delas e reciclar é uma mudança de comportamento”, afirmou a artista.

 

Ângela, que tem um ateliê onde oferece cerca de 20 oficinas a comunidades do DF, participa de parcerias que fomentam a arte da pintura em diversas regiões e desenvolve um trabalho de capacitação de comunidades indígenas, rurais e urbanas. Este ano, ela participou da 9ª feira de troca de sementes tradicionais na aldeia dos índios Krahôs em Itacajá (TO). Durante a feira, foi feita uma oficina de tingimento com corantes naturais aos indígenas.

 

Rosemeire Pinheiro de Matos, moradora de Presidente Prudente (SP), está no Gama para visitar alguns familiares e decidiu participar das ações oferecidas pelo “GDF Junto de Você”. Ao lado da cunhada Ellen Alcione Pinheiro, Rosemeire aprendeu a aplicar a técnica do Tai daí e aprovou a iniciativa do programa. “Eu estou achando ótimo o evento, toda minha família está aqui para prestigiar as ações do governo e este acesso aos serviços é muito importante para a população”, elogiou.

 

(L.B./M.D.)