30/12/2013 às 18:38

Serviços de saúde foram ampliados em Sobradinho nos últimos anos

Nos últimos três anos, hospital ganhou novo Bloco Materno-Infantil, e clínicas da família foram entregues

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Andre Sousa/Arquivo

 SOBRADINHO (30/12/13) – Os serviços de saúde em Sobradinho I e II foram ampliados nos últimos três anos, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde na última semana. Em 2013, foram realizadas a reforma e a manutenção da pediatria do Hospital Regional de Sobradinho (HRS), novos leitos foram adquiridos e a unidade, que não passava por reforma há 23 anos, ficou mais ampla e arejada.

 

Outra melhoria no hospital foi a entrega da nova Clínica Médica. A Radiologia e as salas de Endoscopia e de Gesso também foram ampliadas e uma segunda sala de RX foi criada.

 

O número de leitos de UTI do hospital também aumentou. Em 2010, não havia leitos de UTI neonatal, e os de adulto eram oito. Até novembro de 2013, passaram para 10 e 12, respectivamente.

 

Os números da cobertura do Programa de Saúde da Família em Sobradinho também cresceram. Em dezembro de 2010, o percentual era de 17% e em novembro de 2013, atingiu 28%.

 

Merece destaque, ainda, a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSI) em Sobradinho I, em 2013. A unidade é direcionada a jovens, crianças e adolescentes com transtornos mentais.

 

O Bloco Materno-Infantil, onde são realizados em média 500 partos por mês, e o Banco de Leite Humano foram inaugurados em outubro de 2012, com o objetivo de atender mães e bebês nos níveis ambulatorial e hospitalar. O novo Banco de Leite quadriplicou a capacidade de processamento de leite materno, de 100 litros para 400 litros por mês. Referência nacional no aleitamento materno, o DF é a única unidade da Federação com Bancos de Leite Humano em todas as maternidades.

 

Instalado próximo ao serviço de pediatria do hospital, o Bloco Materno-Infantil possui consultórios ginecológicos, sala para ecografias e cardiografias, leitos para gestantes hipertensas e leitos para observação. O atendimento é 24 horas.

 

Em maio de 2012, foram entregues as novas instalações do box de emergência do HRS, com um novo modelo de atenção planejado para garantir atendimento mais humanizado aos pacientes e com melhor assistência. São quatro leitos anexos à UTI para atendimento às emergências. A principal característica do local é a lotação de intensivistas para realizar o primeiro atendimento de casos graves, a fim de garantir menor mortalidade e maior sobrevida desses pacientes.

 

Atenção Primária – A estratégia de atenção primária da saúde pública do DF foi reforçada em maio de 2013, com a inauguração da Clínica da Família, no condomínio Nova Colina, na região de Sobradinho. A unidade atende a população de Nova Colina, Rota do Cavalo e Córrego do Arrozal, o que representa aproximadamente 21 mil moradores de núcleos rurais da cidade.

 

A segunda Clínica da Família de Sobradinho começou a funcionar em novembro de 2013. Com capacidade para abrigar sete equipes do programa Estratégia Saúde da Família, a unidade opera com cinco equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agente comunitário de saúde. A clínica fica na DF-420, Setor de Mansões, em frente ao Restaurante Comunitário de Sobradinho II.

 

Outra melhoria na Atenção Primária em Sobradinho foi a reforma do Centro de Saúde nº1, que incluiu restauração da parte de alvenaria do prédio, telhado, piso, pintura, troca de esquadrias metálicas, instalações elétricas e hidráulicas.

 

O CS 01 atende 73 mil pessoas, com uma média mensal em torno de quatro mil usuários.

 

(M.D.*)