31/12/2013 às 12:58

Casa de Parto de São Sebastião registrou 5.252 atendimentos em 2013

Neste ano, 428 partos foram realizados na unidade

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal/Arquivo

 SÃO SEBASTIÃO (31/12/13) – A Casa de Parto de São Sebastião registrou neste ano 428 partos de baixo risco e com baixa complexidade. No total, na unidade da Secretaria de Saúde do Distrito Federal foram realizados 5.252 atendimentos.

 

Na Casa de Parto, gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos contam com assistência humanizada e de qualidade. No consultório um profissional orienta a paciente, e os casos que não se adequam ao atendimento pelo enfermeiro obstetra são encaminhados para o Programa Estratégia e Saúde da Família – ESF, centro de saúde da Regional, hospital de referência ou outros serviços de referência da rede pública.

 

Os médicos da Casa de Parto também efetuaram 28 atendimentos com administração de Imunoglobulina Humana Anti-RH – RHOGAN a gestantes, além de solicitar e avaliar 316 testes rápidos de HIV, para complementação de cartão de pré-natal ou para internação.

 

Todas as mulheres que passam pela Casa de Parto são orientadas sobre amamentação. As pacientes recebem acompanhamento e assistência em tempo integral ao trabalho de parto, parto e puerpério, ressaltando que, no alojamento conjunto, o binômio mãe e recém-nascido também é assistido nas 24 horas de internação, com o incentivo ao aleitamento materno exclusivo e esclarecimento de dúvidas que surjam por parte da puérpera e família.

 

Antes da alta, são realizados os testes do coraçãozinho e do pezinho e aplicada vacina BCG no recém-nascido. Antes de sair da Casa de Parto, é agendada a primeira consulta com o pediatra no Centro de Saúde, e os pais são informados sobre a importância de efetuar o registro de nascimento civil no cartório que funciona na unidade.

 

As mães também são agendadas para a revisão puerperal na unidade e nas reuniões de Planejamento Familiar no Centro de Saúde. A casa de Parto de São Sebastião oferece, ainda, vagas nas reuniões educativas de orientação para gestantes e acompanhantes sobre o trabalho de parto, papel do acompanhante durante a internação da paciente, rotinas do serviço e aleitamento materno. Após a reunião, o grupo faz uma visita para conhecer a Casa de Parto.

 

O local recebe visitas diárias de gestantes de outras regionais, da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE/DF e de outros estados para conhecer a estrutura, a equipe e o funcionamento da Casa.

 

A unidade, mediante encaminhamento da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), acolheu, em 2013, 59 estudantes (graduandos, residentes e acadêmicos) para estágio curricular e visita técnica, para colaborar com o processo de ensino-aprendizagem.

 

A equipe da Casa de Parto é composta por 12 servidores, entre eles enfermeiros obstetras e técnicos em enfermagem.

 

(M.D.*)