02/01/2014 às 14:24

Obras no balão do aeroporto estão 70% concluídas

Previsão é que entrega da obra seja feita em 30 de abril deste ano

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira/Arquivo

 BRASÍLIA (2/1/14) – As obras de ampliação e melhoria da estrada DF-047, ao redor do balão de acesso ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, estão 70% concluídas e devem ser entregues em 30 de abril deste ano. A obra central será entregue em março, quando inicia a parte de urbanização do balão, feita pela Companhia Urbanizadora na Nova Capital (Novacap).

 

“Nos primeiros dias de maio, já iniciará o movimento de Copa do Mundo no DF. Essa obra faz parte do PAC Copa, e nós temos esse compromisso”, disse o governador do Distrito Federal em exercício, Tadeu Filippelli, em visita ao local.

 

FOTO HMENON OLIVEIRA 14Todas as vigas longitudinais foram executadas. Das 346 vigas previstas no projeto para cobrir o balão, 300 já estão prontas e 61 já foram colocadas. Todos os pilares estão prontos. A obra inclui o balão, uma passagem subterrânea e duas vias marginais, uma de cada lateral. As vias expressas serão recuperadas.

 

“A obra está rigorosamente dentro do prazo, e nossa meta é entregar dia 30 de abril, portanto, um mês antes do inicio da Copa”, completou Filippelli.

 

A construção aumentará a capacidade de transporte das vias expressas, por onde passam atualmente 80 mil veículos por dia. As vias marginais retirarão da pista principal o trânsito paralelo, e o cruzamento de veículos será subterrâneo. O balão beneficiará principalmente os moradores do Park Way, do Núcleo Bandeirante e do Lago Sul e o fluxo de quem usa o aeroporto.

 

A obra, cujo valor contratual é de R$ 43,4 milhões, foi iniciada em janeiro de 2013.

 

(B.F./M.D.*)