18/01/2014 às 18:01

Bombeiros retiram substância do Lago Paranoá

Já foram retirados 16 tambores contendo os resíduos do vazamento

Por André Carvalho, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira

BRASÍLIA (18/1/14) – O Corpo de Bombeiros e a equipe da Novacap trabalharam durante todo o dia na limpeza do Lago Paranoá para eliminar a substância que escorreu pela rede de águas pluviais e atingiu o Setor de Clubes Norte, na altura do Iate Clube.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, já foram retirados 16 tambores com as barreiras que absorveram os resíduos do vazamento. Durante toda manhã deste sábado (18), o trabalho foi voltado para a troca desse material, feito de tecido para sugar o óleo da superfície do lago.

 

“A equipe da Petrobrás está de plantão no local e tem trabalhado na colocação das barreiras de contenção para absorver todo o óleo derramado. O vazamento já acabou. O nosso papel agora é monitorar toda a área afetada para ver se vai voltar a ter vazamento”, destacou o tenente coronel Davidson, do Corpo de Bombeiros, à Agência Brasília.

 

Desde sexta-feira (17), os bombeiros tentam finalizar a contenção do derramamento do óleo. O helicóptero da corporação fez três sobrevoos e mapeou a região atingida, enquanto embarcações do Batalhão de Polícia Militar Ambiental identificaram os pontos de escoamento dos resíduos.

 

De acordo com a Novacap, um robô com sistema infravermelho está sendo usado nas tubulações para tentar identificar a origem do incidente ambiental. O órgão coletará mostras do líquido para análise na Universidade de Brasília (UnB).

 

Os trabalhos de remoção dos resíduos continuam neste domingo (19). O Corpo de Bombeiros informou também que nesta segunda-feira (20) ocorrerá uma reunião entre os órgãos envolvidos na operação para analisar a situação e o que já foi feito até agora.

 

(A.C/J.S*)