" /> ">

01/02/2014 às 18:30

Retalho vira matéria-prima para artesãs

Tecidos doados pelo programa “Fábrica Social” são utilizados na produção de artesanato

Por Da Redação, com informações da Fábrica Social


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (1/2/14) – Tubos de papelão, sobras e retalhos de tecidos utilizados pelo programa “Fábrica Social”, do GDF, serão doados a artesãs que participam do projeto “Selo Rede Mulher”.

 

A parceria foi firmada entre a “Fábrica Social” e a Secretaria da Mulher, que repassa o material para as artesãs que o utilizam para produzir peças de artesanato.

 

Um dos objetivos do projeto “Selo Rede Mulher” é constituir a Rede Mulher de Comércio Justo e Solidário, a partir da qual a Secretaria da Mulher busca fortalecer o ciclo completo da produção das artesãs – da aquisição de matérias-primas até a comercialização dos produtos.

 

“SELO REDE MULHER” – O selo faz parte da Rede Mulher Artesã, da Secretaria de Mulher do DF, que tem como objetivo articular e propor políticas públicas e efetivar ações destinadas à valorização, aperfeiçoamento produtivo e ampliação das oportunidades de divulgação e comercialização dos produtos das artesãs.

 

O projeto incentiva as artesãs a se unirem em grupos, por meio dos encontros de economia feminista e solidária, para facilitar a obtenção de crédito e outros apoios.

 

O projeto “Selo Rede Mulher” prevê, ainda, o lançamento de site e catálogo para divulgar a produção artesanal. A ideia é dar visibilidade ao trabalho dessas mulheres, para que elas ganhem mais espaço no mercado.

 

“FÁBRICA SOCIAL” – O programa “Fábrica Social” visa à capacitação qualificada de beneficiários do “DF Sem Miséria/Bolsa Família” e oferece chances reais de inserção no mercado de trabalho.

 

O programa é fonte de emprego e renda para muita gente – a maioria mulheres – e os produtos confeccionados são doados a escolas da rede pública de ensino, órgãos públicos e entidades filantrópicas.

 

As interessadas em receber as doações devem entrar em contato com a equipe da Secretaria da Mulher pelos telefones 61 3425-4707 e 3961-1647.

 

(V.F./ I.M*)