14/02/2014 às 17:15

CAPS III de Samambaia atenderá pessoas com transtornos mentais

Espaço, inaugurado nesta sexta-feira (14), desafogará atendimento do Hospital São Vicente de Paula

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Foto: Denio Simoes/GDF

BRASÍLIA (14/2/14) – Moradores de Samambaia contam com uma nova unidade de saúde mental. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), que atenderá pessoas com transtorno psíquico grave, foi inaugurado hoje de manhã pelo governador Agnelo Queiroz.

 

“O CAPS III serve como referência, pois atende os casos mais graves de transtorno mental. Vai atender toda a região que hoje está concentrada no (hospital) São Vicente de Paula. Nos próximos dias, teremos outra unidade, onde você já consegue dar um atendimento mais perto de onde a família mora e facilitar o acompanhamento”, explicou o chefe do Executivo local.

 

A nova unidade contará com duas salas para atendimento em grupo, duas salas de oficinas, três consultórios, um refeitório para até 50 pessoas, área aberta destinada a atividades de grupos, ações culturais e práticas corporais e ainda uma enfermaria para acolhimento noturno, com oito leitos para casos de vulnerabilidade psíquica e social. A equipe é formada por assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais e psiquiatras.

 

Os 1.167 pacientes que estavam em tratamento na antiga unidade contarão agora com um ambiente totalmente novo e amplo, que compreende uma área total de 2.500 metros quadrados, desses, 900 são de área construída. A unidade funcionava anteriormente em um espaço comunitário pequeno, com uma área de apenas 125 metros quadrados.

 

“Atuávamos em um espaço improvisado. Esse será o primeiro CAPS do DF construído a partir de uma planta pensada para isso, ou seja, para o serviço psicossocial de fato, onde construiremos com nossos pacientes verdadeiros projetos de vida, por meio de estratégias assistenciais de reabilitação psicossocial e de reinserção social”, afirmou a gerente do CAPS de Samambaia, Laila Melo Dantas.

 

“A saúde mental do DF era a penúltima pior do país, perdia apenas para a do Amazonas. No ano passado, o DF foi a unidade federativa que mais melhorou no setor, com base nos dados do Ministério da Saúde”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

 

O coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles, ressaltou a importância do CAPS III para a população. “É a complementação da nossa estrutura em saúde mental, pois Samambaia está caminhando para ser a única região administrativa do DF com uma estrutura completa, pois temos hospital, UPA, centros de saúde, Clínicas da Família, CAPS AD, Unidade de Acolhimento Transitório, CAPS III e, em breve, CAPS Infância e Adolescência”, detalhou.

 

O processo de reabilitação psicossocial e reinserção social é realizado por meio de grupos psicoterápicos e de apoio, acompanhamento medicamentoso, atendimentos individuais e de familiares e oficinas de expressão e produção, como trabalhos manuais, reciclagem, ioga, grupo de teatro, oficinas de inclusão pelo trabalho e bijuterias,dentre outros.

 

FUNCIONAMENTO – Inicialmente, o CAPS III de Samambaia funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Mas, esse horário deve ser ampliado em breve. “Essa unidade começará funcionando durante o dia, mas em breve terá atendimento 24 horas”, garantiu Agnelo Queiroz.

 

O acesso dos usuários é viabilizado por meio de acolhimento e avaliação psicossocial, conforme demanda espontânea, encaminhamentos das unidades da rede de saúde e de outras entidades socioassistenciais, além  de encaminhamento de outros serviços de saúde mental.

 

O CAPS III funciona ao lado da Clínica da Família, na Quadra 302, no Centro Urbano de Samambaia. Durante a inauguração, foram oferecidos à população serviços de aferição da pressão arterial, dosagem de glicemia e colesterol e distribuição de preservativos, kits com fio, escova e creme dental, folders e orientações sobre saúde bucal.

 

(V.F/J.S*)