15/02/2014 às 09:15

Iluminação pública é inaugurada no Parque Bosque do Sudoeste

Evento contou com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

BRASÍLIA (15/2/14) – As obras de iluminação pública do Parque Bosque do Sudoeste foram inauguradas na noite dessa sexta-feira (14), com 71 postes novos que possuem um sistema de três circuitos elaborado para gerar economia de energia.

 

O primeiro circuito atenderá a pista de caminhada, e o segundo servirá as quadras esportivas e equipamentos públicos. Quando não estiverem em uso, as luzes serão apagadas, e o terceiro circuito será ligado à noite, para manter uma iluminação mínima que auxiliará na vigilância do local.

 

“Esse é o primeiro parque do DF a ter esse tipo de sistema, que resulta no uso inteligente da energia elétrica. Com isso, atendemos também os anseios da comunidade, que poderá desfrutar com segurança do parque à noite”, explicou o presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Rubem Fonseca.

 

Foram instalados aproximadamente 3,5km de rede, 44 postes de aço duplo de 5 metros, com luminárias de 100 watts e 27 postes de concreto de 16 metros, com luminária de duas e quatro pétalas de 400 watts. O investimento foi de aproximadamente R$ 349 mil.

 

O Parque do Bosque, que depois da nova iluminação passará a funcionar até às 21h, receberá também uma segunda etapa de melhorias, em que serão feitos serviços de recapeamento, além de reparos nas quadras de esporte e no sistema de drenagem do anfiteatro.

 

Para a aposentada e moradora do Sudoeste Graciele Santos, 67 anos, a nova iluminação do parque trouxe a segurança que os moradores precisavam. “Agora vamos poder correr aqui sem receio e usar o espaço até mais tarde”, comemorou.

 

ORQUESTRA – A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro fez sua primeira apresentação do ano no Parque Bosque do Sudoeste. O espetáculo marcou o início do projeto “Orquestra no Parque”, no qual os músicos se apresentarão em tendas ao ar livre e de forma itinerante.

 

O projeto é uma parceria entre as Secretarias de Cultura e do Meio Ambiente. A apresentação teve a regência do maestro Cláudio Cohen. 

 

O programa dessa sexta-feira, que reuniu moradores do Sudoeste e demais áreas do Plano Piloto, foi um tributo ao compositor austríaco Johann Strauss II, considerado o “Rei da Valsa”.

 

(L.C/J.S*)