20/03/2014 às 14:32

Orquestra se apresenta no Parque Dom Bosco

Concerto em homenagem ao Dia Mundial da Água terá como tema trilhas de sucessos do cinema

Por Da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (20/3/14) – Em homenagem ao Dia Mundial da Água, os visitantes do Parque Dom Bosco, no Lago Sul, poderão assistir, neste sábado (22), às 18h, à apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, composta por trilhas sonoras de grandes filmes, como Guerra nas Estrelas e A Lista de Schindler.
 

O concerto, que faz parte do projeto “Orquestra no Parque”, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), tem como objetivo levar a música clássica às áreas de lazer de todas as cidades do DF.
 

Para o secretário da pasta, Eduardo Brandão, a oportunidade também é um excelente momento para reflexão sobre a importância da preservação da água.
 

“Estamos passando por um momento crítico em todo o país. Com os baixos índices de chuva registrados neste ano, nossos reservatórios estão com níveis alarmantes. Precisamos, além de economizar, preservar nossos mananciais”, reforçou Brandão.
 

Ainda durante o evento, representantes da Semarh e da organização não governamental internacional WWF (World Wide Fund for Nature) celebrarão o Termo de Adesão ao evento “Hora do Planeta”. Um ato simbólico, promovido no mundo todo, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o meio ambiente, apagando as luzes de algum ponto de destaque durante 60 minutos.
 

DATA- O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. O dia 22 de março de cada ano é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a esse importante recurso natural. Também nessa data, foi divulgada pela ONU a Declaração Universal dos Direitos da Água, na qual são apresentadas uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão dos recursos hídricos.
 

PROJETO – O projeto “Orquestra no Parque” visa celebrar a harmonia entre a música clássica e o meio ambiente, aproveitando a agenda itinerante da Orquestra Sinfônica prevista para 2014, em decorrência da reforma do Teatro Nacional de Brasília. As atividades também têm como objetivo a ocupação dessas áreas públicas pela população de todas as cidades do Distrito Federal.
 

A primeira edição do circuito aconteceu em 14 de fevereiro, no Parque Bosque, do Sudoeste. Na ocasião, cerca de 3 mil pessoas estiveram presentes à apresentação em tributo à obra do compositor austríaco Johann Strauss. Há expectativa de que a terceira apresentação da Orquestra ocorra no aniversário de Brasília, ainda com local a ser definido.
 

SERVIÇO:
 

Data: 22 de março de 2014 (sábado)
 

Local: Parque Ecológico Dom Bosco
 

Hora: 18h
 

(T.V*)