15/05/2014 às 11:07

Secretaria participa do Encontro Centro-Oeste de Mulheres Mil

Evento é uma parceria do GDF com o Instituto Federal de Brasília

Por Elmano Augusto, da Secretaria da Mulher


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (15/5/14) – A Secretaria da Mulher do DF (SEM-DF) participa nesta quinta (15) e sexta-feira (16), das 9h às 17h, do Encontro Centro-Oeste de Mulheres Mil. O evento é promovido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e tem o apoio do GDF. Paralelamente, será realizado o II Workshop do “Mulheres Mil” do IFB.

 

Durante o encontro, que ocorrerá no campus Brasília do IFB, na 610 Norte, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da SEM-DF promoverá palestra sobre a Lei Maria da Penha e igualdade de gênero. A ideia é que esses temas sejam inseridos no conteúdo dos cursos ministrados pelo instituto.

 

O Encontro Centro-Oeste de Mulheres Mil tem como objetivo discutir a capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica. Durante os dois dias serão realizados debates, mesas redondas, oficinas e palestras.

 

Segundo Neuza Castanha, da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, o principal foco da palestra serão os direitos das mulheres, tanto no que dizem respeito à violência doméstica como na questão da autonomia e emancipação financeira.

 

“Oferecer cursos profissionalizantes às mulheres que estão em situação de violência é fundamental para que elas deem um novo rumo às suas vidas. Esses cursos, certamente, esclarecerão muitas dúvidas e abrirão as portas para caminhos mais promissores”, ressaltou.

 

O “Mulheres Mil” foi criado em 2008, nos estados do Norte e Nordeste do Brasil, com o objetivo de aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Em 2011, o programa se estendeu para todos os estados brasileiros.

 

De acordo com o programa, os institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) selecionam mulheres que estejam em situação de risco e oferecem a elas cursos de capacitação, para que aumentem sua escolaridade e recebam formação profissional dentro de uma perspectiva cidadã.

 

No IFB o programa teve início em 2011 nos campos do Gama e de Taguatinga Centro, atendendo, inicialmente, 200 estudantes.

 

No campus Taguatinga Centro são ministrados cursos de empreendedorismo com ênfase em alfabetização, técnicas de secretariado e atendimento ao cliente. As estudantes trabalham no setor de reciclagem e atuam em cooperativas na Cidade Estrutural. No campus Gama, são oferecidos os cursos de camareira e de panificação.

 

Cinquenta mulheres farão os cursos no primeiro semestre e outras 50, no segundo semestre. Todas elas são assistidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) das cidades de Santa Maria, Recanto das Emas e Gama.

 

(J.S*)