28/05/2014 às 17:37, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

DF terá 7 mil novos pontos de estacionamento de bicicletas

Governador também inaugurou a 1ª etapa da ciclovia do Eixo Monumental, que representa a entrega de 430 km de malha cicloviária no DF

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

 BRASÍLIA (28/5/14) – Foi autorizado pelo governador Agnelo Queiroz, nesta quarta-feira (28), o início do processo licitatório para a instalação de 7 mil paraciclos –pontos de estacionamento de bicicletas- em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. O anúncio foi feito durante solenidade de inauguração do sistema “Bike Brasília”, que disponibilizará 400 unidades para compartilhamento na capital.

 

“Vamos incentivar o uso da bicicleta comum, integrar com o transporte público e também com os pontos de estacionamento que estamos criando. Isso vai incrementar muito o uso da bicicleta para o trabalho e para o lazer”, disse o governador Agnelo Queiroz em conversa com a imprensa.

 

Além do edital para aquisição dos paraciclos, o chefe do Executivo local inaugurou a 1ª etapa da ciclovia do Eixo Monumental, ato que representou a entrega dos 430 km de malha cicloviária do DF. Na mesma solenidade, 15 alunos da rede pública de ensino receberam bicicletas pelo programa “Caminho da Escola”.

 

Uma das beneficiadas, Júlia Maria de Andrade, 14 anos, é aluna do Centro de Ensino Fundamental 32 (CEF 32) de Ceilândia Sul. De acordo com ela, essa iniciativa beneficiará principalmente as crianças e adolescentes que moram longe da instituição de ensino.

 

“Gostei muito de ter recebido a bicicleta, e ela vai melhorar muito para todos, principalmente para quem mora longe e demora mais para chegar. Com a bicicleta, agora, teremos fácil acesso à escola”, lembrou a estudante.

 

Já a aluna do 9º ano, também do CEF 32, Brenda Galeno, destacou que o tempo de deslocamento entre a casa e o colégio será reduzido. Para ela, ir à escola será mais fácil com esse veículo. “Moro longe da escola e gasto, a pé, pelo menos meia hora. Com a bicicleta poderei chegar em 10 minutos, no máximo”.

 

Pintadas na cor amarela e adesivadas com o nome do programa, as bicicletas são oferecidas apenas aos alunos maiores de 14 anos. Juntamente com o novo meio de transporte, os beneficiados recebem capacete, bomba para encher os pneus e chaves para a manutenção.

 

INCENTIVO – No mesmo evento, o governador, para incentivar ainda mais o uso da bicicleta como modal de transporte, assinou a ordem de serviço para a conclusão das ciclovias da Asa Sul nas quadras do Setor Comercial Sul, SGAS 900, SHIGS 700, SQS 300 e CLS 10.

 

Também, na mesma ocasião, foi autorizada a publicação do edital de complementação da ciclovia do Park Way, procedimento que contempla a ligação entre as quadras 15 e 17 e que totaliza um percurso de 6 km.

 

EDUCAÇÃO – Integrante do Fórum de Mobilidade por Bicicletas, da Casa Civil, o curso “Convivência Pacífica”, destinado aos rodoviários do Distrito Federal, foi lembrado no evento. Um dos participantes, Emano Azevedo Rufine, 39 anos, recebeu um certificado de participação. Ele, que tem 20 anos de profissão, disse que a instrução foi produtiva.

 

“No curso aprendemos diversas coisas e fomos orientados a enxergar, principalmente, o valor dos ciclistas. Aprendemos a dirigir para a gente e para os outros. Agora, sabemos lidar com as condições de risco do dia a dia”, disse.

 

O curso tem a parte teórica voltada à conscientização e ao respeito aos ciclistas. Na prática, que acontecerá em 14 de junho, no Autódromo Nelson Piquet, os participantes conduzirão ônibus e serão acompanhados por ciclistas que também utilizarão as pistas. A expectativa do GDF é que, até julho, 2 mil motoristas sejam formados.

 

(F.M./M.D.*)