18/06/2014 às 19:52, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Segurança, Saúde e Transporte prontos para Colômbia x Costa do Marfim

Entre outras ações, o número de câmeras no Centro Integrado de Comando e Controle Regional passou de 164 para 307 a fim de garantir tranquilidade aos torcedores

Por Da Secretaria Extraordinária da Copa


. Foto: Mary Leal / Arquivo

BRASÍLIA (18/6/14) – Embaladas por emocionantes vitórias nas primeiras partidas que disputaram na Copa do Mundo, Colômbia e Costa do Marfim entrarão em campo nesta quinta-feira (19) com sede de gol. Isso porque, quem vencer no Estádio Mané Garrincha está praticamente garantido na próxima fase da competição.

 

Para que a festa seja bonita não apenas dentro de campo mas também nas arquibancadas, arredores da arena e em todo o DF, o governo preparou uma ação integrada de Segurança, Saúde e Mobilidade Urbana. O jogo está marcado para as 13h, mas os portões do estádio serão abertos às 10h. É importante que os torcedores cheguem pelo menos 2h antes.

 

O plano operacional, que funcionou muito bem na partida de estreia do Mané na Copa, entre Suíça e Equador, seguirá a mesma linha em relação a aspectos como efetivo policial, estrutura e interdição de vias. Serão, ao todo, 3.488 policiais militares, civis, bombeiros, auditores de trânsito e stewards, no interior e nos arredores do estádio. No FIFA Fan Fest serão 1.404 profissionais.

 

REFORÇO – As novidades são o aumento da frota da linha especial gratuita que circula no Parque da Cidade. Para atender a população e os turistas que estacionam no local, o número de ônibus será ampliado de 15 para 20. Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que antes contava com 164 câmeras do GDF, agora tem 307.

 

Ao todo, 277 equipamentos foram instalados pela Secretaria de Segurança Pública do DF e 30 deles pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do governo federal. As câmeras estão na área central da cidade, na região do Fan Fest (Taguaparque) e são mais um legado para a população do DF depois do Mundial.

 

ITENS PROIBIDOS – Aos torcedores que forem ao Mané Garrincha, é recomendado levar o mínimo possível de objetos para facilitar a revista, que será feita no portão externo. Há, ainda, alguns itens proibidos, que não podem ser levados, segundo o Código de Conduta do Torcedor elaborado pela FIFA.

 

Entre eles instrumentos musicais, guarda-chuvas, capacetes, sinalizadores e bandeiras com mastro. O público também precisa ficar atento aos assentos, que são marcados, de acordo com orientação nos ingressos. Ao longo de toda a arena, 800 stewards (seguranças privados) vão auxiliar os torcedores.

 

ACESSIBILIDADE – Os ônibus que vêm das regiões administrativas para a área central de Brasília serão reforçados. Haverá, também, linhas especiais gratuitas com desembarque próximo ao estádio. O metrô funcionará com horário ampliado, das 7h às 22h.

 

Haverá interdição de vias próximas ao Mané Garrincha, a partir das 7h (veja os detalhes abaixo). A dica é recorrer ao transporte público, que terá oito linhas especiais, sendo quatro gratuitas.

 

Confira o mapa com as alterações no trânsito para a partida desta quinta-feira (19/6):

 

MAPA ACESSIBILIDADE

 

Veja, abaixo, mapa com as linhas especiais de ônibus:

mapa ônibus especiais

 

(F.M./C.C*)