18/06/2014 às 18:44, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Turistas desfrutam da receptividade dos brasilienses no Cama e Café

Programa Cama e Café vai receber ao menos 113 hóspedes durante o Mundial

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira

BRASÍLIA (18/6/14) – A hospitalidade é marca registrada dos brasilienses nesta Copa do Mundo. Esta semana, parte dos milhares de turistas que chegaram à capital federal estão se sentindo muito bem recebidos não somente nos pontos mais visitados da cidade mas também nas residências de moradores. É o caso dos participantes do programa Cama e Café, da Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

 

Hospedados em um ambiente familiar e aconchegante – e menos impessoal que um hotel –, os turistas têm a chance de conhecer de perto a rotina dos brasilienses e, quem sabe, criar novos laços de amizade.

 

“É muito mais seguro, mais barato e mais silencioso que outros tipos de hospedagem, como hotéis e hostels”, disse o colombiano Javier Otalora, hospedado na casa do empresário brasiliense Antônio Flávio Jorge, na Asa Sul.

 

Otalora descobriu o serviço pela internet e vai passar a usar em suas viagens daqui em diante. “Procurei o serviço em Belo Horizonte, onde estava antes, mas não achei. Fiquei em um hostel (albergue), mas não há regras, nem privacidade, nem o dono da casa. Aqui nos sentimos seguros, sem contar a economia”, disse.

 

O hospedeiro do colombiano está com a agenda cheia. Com três quartos vagos, Flávio recebe, além de Javier e um amigo, outros três mexicanos. Já recebeu um equatoriano e ainda espera mais oito hóspedes, apenas durante a fase de grupos do Mundial.

 

“Estou adorando. Acabamos estabelecendo uma relação maior do que a de cliente e prestador de serviço. Criamos um vínculo de amizade”, disse.

 

O empresário investiu em sua casa para receber com qualidade os visitantes: comprou nove camas de solteiro tipo box, frigobares e telefones para todos os quartos, além de ar-condicionado e ventiladores. Também sinalizou a entrada de sua residência para facilitar a localização e decorou a rua e o ambiente interno com bandeiras do Brasil. “Se é pra fazer, tem de ser com qualidade. É como se estivéssemos recebendo amigos”, disse.

 

CAMA E CAFÉ – O programa foi desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal. Lançado no primeiro semestre de 2013, permite que moradores do DF aluguem quartos de suas residências para visitantes brasileiros ou estrangeiros.

 

Já foram contabilizadas 500 pré-reservas para o período do Mundial. Até agora, 113 hóspedes de vários países já efetuaram o pagamento, sendo que 47% são estrangeiros. São 200 residências cadastradas.

 

(C.C*)