15/07/2014 às 22:49

Operação recolhe 315 faixas de propaganda das ruas

Agefis começará a multar responsáveis pela poluição visual a partir das próximas semanas

Por Da Secretaria de Ordem Pública


. Foto:Flávio Campos/Seops

BRASÍLIA (15/7/14) – Agentes da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) retiraram 315 faixas e placas de propaganda irregular das margens de rodovias, canteiros, postes e passarelas. A ação aconteceu nesta terça-feira (15) em cinco regiões do Distrito Federal. A maioria dos materiais eram anúncios de venda de imóveis, festas e planos de saúde.

 

A maior parte, 162, acabou recolhida no Gama. Na Ponte Alta Norte foram 53 faixas apreendidas, seguida da DF-290 (41), da DF-001 (39) e da região central da cidade (29). Pela EPIA Sul o saldo foi de 51 materiais, em Samambaia foram 43, Santa Maria, 34, e EPNB, 25.

 

“A operação de hoje teve o objetivo apenas de retirar as faixas que foram fixadas desde o último final de semana em locais inapropriados. Nos próximos dias, ações junto com a Agefis vão acontecer para multar os culpados pela poluição visual das cidades”, afirmou o subsecretário de Operações da Seops, Luciano Teixeira.

 

O valor das multas varia entre R$ 400 e R$ 1,2 mil, conforme o tamanho do material e local do anúncio.

 

Ao término da fiscalização, as faixas e placas foram levadas para uma cooperativa de reciclagem, onde foram trituradas. O material resultante da destruição será reaproveitado na fabricação de móveis sustentáveis.

 

LEGISLAÇÃO – A fixação de publicidade e propaganda em área pública depende de autorização, que pode ser obtida na administração regional da cidade onde se pretende instalar o objeto. Se houver previsão dessa autorização no Plano Diretor de Publicidade local, o órgão poderá emitir licença com validade de até sete dias.

 

(A.A/J.S*)