23/08/2014 às 12:15

Unidade de Acolhimento de Samambaia comemora um ano de atividades

Nesse período, 75 pessoas, usuários de drogas ou álcool, foram atendidas

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (23/8/14) – A Unidade de Acolhimento da Regional de Saúde de Samambaia, vinculada ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), comemora o primeiro ano de funcionamento neste sábado (23).

 

Até as 12h, ocorrerão diversas atividades e entretenimento, como apresentação do coral composto por servidores e usuários do serviço, ação comunitária em parceria com a administração regional, bazar, além de brincadeiras, videokê, cama elástica, pipoca, algodão doce, entre outros.

 

“A Unidade de Acolhimento de Samambaia é a primeira em funcionamento no Distrito Federal. É componente da Rede de Atenção Psicossocial e tem sido um instrumento importante na reconstrução de projetos de vida e resgate de perspectivas e sonhos de usuários e suas famílias”, destacou a chefe de Enfermagem do CAPS-AD, Andressa de França Alves.

 

A unidade, que funciona na QS 107, conjunto 7, ao lado do CAPS-AD e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tem o objetivo de oferecer acolhimento voluntário e cuidados contínuos para pessoas maiores de 18 anos com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar.

 

O encaminhamento e a construção do projeto terapêutico singular são realizados em parceria com o CAPS-AD de referência. A permanência dos usuários na Unidade de Acolhimento é de até seis meses, mantendo o vínculo e tratamento no CAPS, a fim de que os projetos e metas construídos entre usuário, família e equipe interdisciplinar sejam cumpridos.

 

Desde a sua inauguração, há cerca de um ano, o serviço já recebeu 75 usuários. No prédio de dois andares, é possível abrigar 15 pessoas. Elas têm à disposição um ambiente confortável com salas de acolhimento, repouso, espaço para as equipes e grupos, sala de estar, cozinha, refeitório, lavanderia, sala de estudos e de televisão, quatro quartos com banheiros, sendo três masculinos e um feminino, almoxarifado e depósito.

 

(J.P/J.S*)