28/08/2014 às 22:19

Postos Comunitários de Segurança serão compartilhados com outros órgãos do GDF

Estudo da PMDF apontará quais poderão receber setores como Detran e Samu

Por Alline Farias, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (28/8/14)– Os Postos Comunitários de Segurança (PCS) do Distrito Federal terão novas funcionalidades dentro de alguns dias. Após reunião realizada nesta quinta-feira (28), ficou decidido que alguns órgãos de governo, tais como conselhos tutelares, Samu e Detran, irão compartilhar o espaço com a Polícia Militar para atendimento à população.

 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, atualmente, quatro PCSs já funcionam nesse modelo: três estão com a Administração Regional de São Sebastião e um com o Detran. A Polícia Militar do DF (PMDF) vai fazer um estudo de impacto criminal para saber quais postos comunitários poderão ser compartilhados e quais serão exclusivamente de segurança. O resultado deve sair em, no máximo, 25 dias.

 

Atualmente, o DF conta com 130 Postos Comunitários de Segurança. Desses, segundo a Secretaria de Segurança Pública, 70 já foram indicados pela PMDF como prioritários e não serão fechados, e sim reabertos com novos efetivos de policias militares recém- formados.

 

Além disso, o GDF tem investido na aquisição de Bases Comunitárias Móveis com o objetivo de produzir maior eficiência e eficácia no emprego do policiamento ostensivo da PM, já que a base pode cobrir uma área maior de atuação.

 

(A.F/J.S*)