12/09/2014 às 21:12

Torneio de equitação reúne competidores com deficiência

A 13º edição ocorreu nesta sexta-feira (12) e contou com a participação de crianças, jovens e adultos

Por Com informações da Casa Civil


. Foto:Fernanda Louise/Casa Civil.

BRASÍLIA (12/9/14) – Cerca de 100 pessoas com deficiência – entre crianças, jovens e adultos – participaram do 13º Torneio Brasiliense de Equitação Especial, nesta sexta-feira (12), na sede do Regimento de Polícia Montada da PMDF (RPMon). Os participantes, cujo desempenho foi assistido por amigos e familiares, são alunos de equoterapia do RPMon e de outros centros que oferecem o serviço.

 

O objetivo do evento foi aproximar os diversos centros de equoterapia do Distrito Federal e Entorno. “É uma oportunidade de integrar os centros que desenvolvem esse brilhante trabalho capaz de resgatar e aperfeiçoar, do ponto de vista físico e mental, pessoas debilitadas. Isso engrandece e aproxima a Polícia Militar e a sociedade”, explicou o comandante do RPMon, tenente-coronel Leandro Arthur Schweitzer.

 

A premiação incluiu medalhas para todos os competidores, e os primeiros colocados de cada categoria (passo e trote) receberam troféus. Alguns participantes puderam ser acompanhados por mediadores durante a prova, conforme prevê a regulamentação de determinadas avaliações.

 

Aluna do projeto de equoterapia do RPMon há um ano, Giovanna Maria, 7, tem deficiência intelectual e participou do torneio pela primeira vez, na prova de confraternização – volta de demonstração. Segundo a mãe, a professora Janete de Maria Ribeiro, a filha apresentou melhoras no comportamento e na parte motora desde o início das aulas. “Ela está mais calma, mais obediente e, inclusive, tem mais equilíbrio e não cai sozinha como acontecia antes. Acho o projeto muito importante para o desenvolvimento das crianças especiais”, contou.

 

O torneio da PMDF, realizado em parceria com a Associação do Planalto de Equoterapia Amigos do Cavalo, integra o 29º Concurso de Saltos Coronel Rabelo, evento cuja programação teve início nessa quinta-feira (11) e vai até sábado (13), como parte das comemorações dos 32 anos do RPMon.

 

VIVER SEM LIMITE – O projeto de equoterapia da PMDF é um dos 35 presentes no Plano Distrital de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – Viver sem Limite DF. Lançado em 2013, o plano é coordenado pela Casa Civil do DF e pela Secretaria de Justiça (Sejus) e visa qualificar as políticas de inclusão que garantem os direitos das pessoas com deficiência.

 

“As pessoas com deficiência devem ter a oportunidade de desenvolver suas potencialidades, e um evento como este engrandece esse propósito”, enfatizou o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa.

 

O programa, executado pelo Regimento de Polícia Montada, é realizado desde 1993 e emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. Trata-se de um método terapêutico e educacional com abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, que busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Em duas décadas de funcionamento, foram atendidas mais de mil pessoas.

 

(A.F/J.S*)