18/09/2014 às 12:08, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

FCO fortalece empresas do DF com repasse de R$ 43 milhões

Aplicação do valor gerou 736 novos empregos

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico


. Foto: Pedro Ventura/Arquivo

BRASÍLIA (18/9/14) – Foi aprovada, nessa quarta-feira (17), a liberação de R$ 43 milhões para fomentar o desenvolvimento de dez empresas do Distrito Federal dos setores de saúde, logística, editorial e alimentício. Com o valor, oriundo do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), os empreendimentos terão mais condições de aumentar a participação na economia do DF.

 

A destinação da cifra – que garantiu a abertura de 736 novos postos de trabalho – foi aprovada durante reunião do Comitê de Financiamento à Atividade Produtiva do DF, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hermano Carvalho, os recursos do fundo transformam a realidade de muitas empresas que não possuem capital suficiente para melhorar suas operações.

 

“A cada dia buscamos meios de facilitar o acesso ao FCO, pois acreditamos no potencial das nossas empresas e sabemos da dificuldade que é obter empréstimos junto aos bancos. Nossa ideia é tornar o fundo cada vez mais acessível”, afirmou.

 

Com o FCO, empresas que necessitam de recursos para ampliar suas linhas de produção – por meio da compra de equipamentos ou insumos – conseguem linhas de financiamento de maneira facilitada e com carência de até 20 anos para começar a pagar. As taxas de juros também são reduzidas, inferiores ao praticado pelo mercado.

 

Empreendedores interessados em acessar o programa devem procurar uma das agências do Banco do Brasil, Banco de Brasília ou Bancoob. Após os trâmites iniciais, a documentação é encaminhada para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável pelo gerenciamento do FCO.

 

(A.S/J.S*)