19/09/2014 às 18:23

Novacap preserva árvores em obras no Parque da Cidade

Sessenta árvores serão transplantadas para a construção da nova pista de caminhada no local

Por Da Novacap


. Foto: Divulgação / Novacap

 BRASÍLIA (19/9/14) – Para abrir espaço à nova pista de caminhada no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, a Novacap realizará, durante os meses de setembro e outubro, o transplantio de 60 árvores do local. O objetivo é mudar essas plantas de lugar e evitar danos ao meio ambiente.

 

“Com esse procedimento, a arborização do parque não será afetada, uma vez que as mesmas árvores serão replantadas em locais próximos de onde foram retiradas”, explicou o chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap, Rômulo Ervilha.

 

O transplantio tem sido adotado com sucesso pela Novacap, que desenvolveu métodos eficazes de retirada de árvores em situações de uso dos espaços onde elas se encontram, a exemplo do que foi realizado recentemente no Balão do Aeroporto, em razão das reformas no local.

 

As árvores serão levadas para o Viveiro II da Novacap, onde passsarão pelo processo de reambientação. Após o período seca, as plantas serão replantadas no Parque.

 

Entre as espécies que serão transplantadas estão o Pau-Brasil, a Mutamba, o Jequitibá, o Ipê-rosa e o Amedoim-Bravo. Ao todo serão 20 funcionários da Novacap que trabalharão com auxílio de máquinas para fazer o transplantio das árvores.

 

(M.D.*)