Secretaria da Mulher apoia e participa do evento que segue até 10 de dezembro

" /> Secretaria da Mulher apoia e participa do evento que segue até 10 de dezembro

">

18/11/2014 às 19:30

Campanha pelo fim da violência contra a mulher começa nesta quarta-feira

Secretaria da Mulher apoia e participa do evento que segue até 10 de dezembro

Por Da Redação com informações da Secretaria da Mulher


. Foto: Pedro Ventura/Arquivo

BRASÍLIA (18/11/14) – Começa nesta quarta-feira (19), em todo o País a campanha Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Até o dia 10 de dezembro serão promovidas diversas atividades para informar, orientar e reforçar o movimento global de respeito aos direitos das mulheres.


” A luta consiste na conquista de direitos e também na possibilidade de exercê-los. É preciso ter forças para quebrar o silêncio, denunciar a violência contra as mulheres em todo o mundo”, afirmou a secretária da Mulher, Valesca Leão.

 

A campanha repassa informações sobre a aplicação da Lei Maria da Penha sobre os direitos ao atendimento e sobre o acesso aos serviços especializados da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

 

PROGRAMAÇÃO – Durante os 16 dias de ativismo haverá atos públicos, palestras, oficinas, atividades culturais, entre outras iniciativas dos vários movimentos que representam os símbolos de luta da campanha. A primeira ação que a Secretaria da Mulher participa é a sessão solene de lançamento da campanha, promovida pelo Congresso Nacional.

 

No dia 20, policiais militares do 25º Batalhão da Polícia Militar terão palestras e orientações gerais sobre os procedimentos em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento é organizado pelo Centro Judiciário da Mulher, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

 

“Os policiais homens e mulheres são os primeiros a ter contato as vítimas da violência doméstica, cabe a eles orientá-las no caminho amparado pela lei. A ideia é justamente sensibilizar esses profissionais, pois capacitados eles já são”, afirmou Sandra Di Croce Patricio, subsecretária de Políticas para as Mulheres e palestrante do evento.

 

Também no dia 20, a partir das 14h30, em Ceilândia Sul, a Escola Parque Professor Anísio Teixeira realiza, com apoio da Secretaria da Mulher, o flash mob (aglomeração instantânea de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação) de dança e vídeo “Um bilhão que se ergue” – uma versão brasileira da campanha mundial One Billion Rising, que chama a atenção para os direitos femininos.

 

A campanha contará com diversas manifestações promovidas pela Secretaria da Mulher em parceria com as demais secretarias, administrações regionais, instituições de ensino e movimentos sociais e de mulheres.

(C.L*)