20/11/2014 às 12:45

Secretaria de Saúde oferece oficina sobre planta medicinal

Maria Milagrosa é utilizada para dores musculares e dos tendões

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (20/11/14) – O Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis), em parceria com o Núcleo de Farmácia Viva da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (20), a oficina sobre a planta medicinal Maria Milagrosa ou Erva Baleeira, para dores associadas a músculos e tendões.

 

Segundo o coordenador do Cerpis, Marcos Freire, a oficina explicou os benefícios da planta e o seu uso no tratamento tópico de dores associadas a músculos e tendões (osteoartrite, tendinite, entorses, traumas).

 

A Maria Milagrosa é um arbusto perene e pode alcançar até 2 metros de altura. É nativa da Mata Atlântica e bem adaptada à região Centro-Oeste. Foram distribuídas mudas da planta para o cultivo em unidades de saúde, escolas e domicílios.

 

Um folheto informativo foi entregue com a ficha completa da planta contendo informações sobre os seus aspectos botânicos e organolépticos de reconhecimento popular, parte usada, forma de preparo da compressa, indicações etc.

 

A oficina foi baseada nos princípios da Educação Popular em Saúde e esteve voltada para os servidores da Atenção Primária e à população.

 

Para a dona de casa Maria Coelho as oficinas que o Cerpis realiza durante o ano são esclarecedoras. “É uma terapia participar, e ajuda muito no meu tratamento”, afirmou.

 

(M.D*)