01/12/2014 às 17:30

GDF apresenta balanço da política distrital para pessoas com deficiência

O programa Viver sem Limite DF colocou em prática 35 projetos

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

BRASÍLIA (1°/12/14) –  O relatório da Gestão do Plano Distrital de Políticas Públicas Viver sem Limite DF, elaborado pela Casa Civil e pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, detalha os 35 projetos relacionados aos direitos da pessoa com deficiência, nas áreas de Saúde, Educação e Acessibilidade.


“Com a exposição desse relatório, a partir do próximo ano, todas as ações devem continuar acontecendo de maneira consolidada com base nas metas já alcançadas”, destacou a coordenadora do Viver sem Limite DF na Casa Civil, Daniela Lobo.

 

O documento, com 45 páginas, que foi apresentado na manhã desta segunda-feira (1°) ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coddede), tomou como base o trabalho desenvolvido por 16 secretarias do GDF e parceiros, em ações articuladas nos últimos quatro anos.

 

“O próximo passo é analisar esses feitos com o objetivo de monitorar. Vamos ver tudo que aconteceu nesses eixos e fazer um ‘raio x’ dos avanços nas realizações voltadas à pessoa com deficiência”, explicou o presidente do Coddede, Sérgio Pimentel.

 

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Políticas Sociais, da comissão de transição, Cleide Lemos, garantiu que vai avaliar as conclusões do relatório. “Estamos tentando mapear o que já foi feito. A partir de agora, é preciso levantar as prioridades para que o Viver sem Limite DF siga avançando”, frisou.

 

AÇÕES – Do total de 35 projetos realizados, 19 resultaram de iniciativas propostas pelo governo federal e 16, do GDF. Desse total, 12 foram direcionadas à área de Inclusão Social, oito para Educação, sete voltadas à Saúde e outras sete para Acessibilidade.

 

“O somatório desses projetos que culminaram em centenas de ações desenvolveu de fato a primeira política da pessoa com deficiência do DF. Isso é um marco histórico na execução desse serviço em nível nacional”, destacou o coordenador do Viver sem Limite DF na Sejus, Deodato Rodrigues.

(A.A/C.L*)