18/12/2014 às 18:15, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

Candangolândia inaugura segunda etapa da Alameda dos Pioneiros

Cerimônia será realizada nesta quinta, às 19h

Por Da Redação, com informações da Administração da Candangolândia


. Foto: Pedro Ventura/Arquivo

BRASÍLIA (18/12/14) – Dezenas de pessoas que ajudaram a construir a nova capital do Brasil serão homenageadas nesta quinta-feira, às 19h, durante a solenidade de inauguração da segunda etapa da Alameda dos Pioneiros, na Praça dos Estados, entrada Sul da Cidade. A cerimônia é promovida pelo GDF, por meio da Administração da Candangolândia.

 

A cidade abrigou, em 1956, o primeiro acampamento criado pelo presidente Juscelino Kubitschek e construído pela Novacap para instalar a sede da empresa, um caixa-forte para pagar os salários dos operários, um posto de saúde, um hospital, um posto policial, dois restaurantes, a escola para os filhos dos pioneiros, além das residências para as equipes técnicas e administrativas da Novacap.

 

Havia outro acampamento, que abrigava cerca de 1,2 mil funcionários, que ficaram conhecidos como candangos. A atual sede da Administração Regional serviu de instalação para as atividades do governo de Juscelino Kubitschek. Algumas casas de madeira do tempo “Brasília de Madeira” estão situadas na entra sul da cidade.

 

Em 1989, a Candangolândia tornou-se uma cidade. Em 27 de janeiro de 1994, por meio da Lei n° 658, recebeu a denominação de Região Administrativa XIX, fixando-se o dia 3 de novembro como data oficial de sua fundação.

 

Os moradores têm contado com obras que visam preservar o patrimônio histórico da cidade, como a recuperação da biblioteca e do Cofre Público, o primeiro banco do GDF, onde os pioneiros candangos recebiam seus vencimentos, e a recuperação da Igreja de São José Operário, o primeiro templo construído de madeira pelos trabalhadores que vieram edificar Brasília.

 

(C.C.*)