20/01/2015 às 23:09

Atuais diretores de unidades socioeducativas serão renomeados provisoriamente

Medida visa a não prejudicar andamento das atividades nas instituições

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

BRASÍLIA (20/1/2015) — Os atuais diretores e diretores-adjuntos das unidades socioeducativas do Distrito Federal serão renomeados provisoriamente no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (21). A medida tem o objetivo de não prejudicar o andamento das atividades nas instituições enquanto os sindicatos não definem os novos nomes. Para atender à principal reivindicação da categoria, o governo determinou que todos os cargos de dirigentes das unidades socioeducativas devem ser ocupados por servidores da carreira.
 

A decisão foi tomada na segunda-feira (19), em reunião entre a Secretaria de Políticas para Criança, Adolescentes e Juventude e os Sindicatos dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal (Sindsse/DF) e dos Servidores da Assistência Social e Cultural do Governo do Distrito Federal (Sindsasc/GDF). A secretária Jane Kleba Reis também aumentou o efetivo nas unidades de internação para auxiliar nos deslocamentos externos de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação.
 

Atualmente, o Distrito Federal conta com 28 unidades socioeducativas: sete de internação, cinco de semi liberdade, 15 de meio aberto e um Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). Os novos diretores e diretores-adjuntos serão escolhidos por comissão formada pelos próprios servidores.
 

As indicações seguirão perfil e critérios técnicos apontados pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), tais como comprovada experiência no trabalho com adolescente de no mínimo de dois anos e reputação ilibada. Após definição dos nomes, prevista para o começo da próxima semana, a titular da pasta autorizará a efetivação dos funcionários e o início dos trabalhos.
 

Em encontro realizado em 7 de janeiro, no Palácio do Buriti, a secretária Jane Kleba Reis recebeu o Sindsse/DF e informou a decisão de atender à demanda. Na reunião, ela defendeu que uma das características da Secretaria de Políticas para Criança, Adolescentes e Juventude será a valorização dos servidores e o diálogo aberto.
 

Leia também: Anunciadas melhorias no sistema socioeducativo