03/02/2015 às 00:05

PM divulga balanço de janeiro

Aumento de efetivo reduziu índices de criminalidade no mês. Roubo a postos de combustíveis diminuiu 42,7%

Por Isaac Marra, da Agência Brasília


. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

BRASÍLIA (2/2/2015) — Um conjunto de medidas adotadas pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) durante janeiro permitiu a redução de gastos da corporação, o aumento do efetivo policial nas ruas e a diminuição dos índices de criminalidade. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (2), em entrevista coletiva na sede do comando-geral da corporação, no Setor Policial Sul.

A principal iniciativa foi a ampliação do patrulhamento ostensivo nas ruas, que ganhou 190 policiais retirados de áreas administrativas e integrados às atividades operacionais. Outros 100 homens da reserva remunerada reforçam o atendimento no 190 — número de emergência da PM.

Dentro de 15 dias, 300 policiais, que serão substituídos por servidores civis nomeados, serão empregados no patrulhamento das ruas.  “Esse total é maior que o efetivo do Sudoeste e do Cruzeiro”, comparou o comandante-geral da PMDF, Florisvaldo César. “Os civis estão em período de adaptação para que possam exercer plenamente suas atividades na corporação”.

Além disso, durante um determinado dia da semana, o serviço administrativo é suspenso na corporação e cerca de mil policiais passam a fazer parte do efetivo empregado na operação RIC (Redução de Índices de Criminalidade), realizada semanalmente. Esse tipo de ação será ainda mais presente durante o carnaval, quando todo o efetivo estará nas ruas, principalmente nas regiões administrativas.

Em cada uma das quatro operações promovidas em janeiro  houve, em média, 50 prisões, apreensão de 15 armas de fogos, abordagem de 2 mil veículos, inclusive ônibus, e de 3 mil pessoas. “No mês de janeiro, demos ênfase aos crimes contra o patrimônio e conseguimos reduzir de forma expressiva os índices de furto e de roubo, por exemplo”, avaliou Florisvaldo César. O roubo a postos de combustíveis caiu de 234 em janeiro de 2014 para 134 no mês passado, o que representa diminuição de 42,7%.

Iniciativas como o retorno do policiamento com utilização de bicicletas, inicialmente no Guará, e o uso do aplicativo DF Águas Claras — canal de comunicação da população com a unidade da PM na região administrativa, que permite fazer denúncias, sugestões, elogios e críticas — podem ser estendidas para todo o Distrito Federal.

Economia
A redução de gastos da PMDF inclui diminuição de passagens e pagamento de diárias, revisão de contratos de aluguel, uso racional de telefones com a instalação do Sistema Voip e suspensão de linhas funcionais — economia de R$ 1,1 milhão por ano — e menor consumo de combustível: “Tudo isso faz parte de um pacote de redução de custos da corporação; tomamos várias ações para conter os gastos e investir recursos na parte operacional”.

Postos policiais
Durante a coletiva, o comandante-geral também falou sobre o fechamento de postos comunitários de segurança. “A única coisa que não está acontecendo é o policiamento comunitário; por isso, estamos fechando postos, sempre depois de fazer contato direto com a comunidade”, explicou César. “Não podemos ter um equipamento do Estado que a população não procure e, se o policial ficar parado dentro do posto, ele também não procura a comunidade”.

Unidades instaladas na Estrutural e nos setores habitacionais Sol Nascente e Pôr do Sol, em Ceilândia, onde elas são referências para a comunidade, serão mantidas e reforçadas. O comandante-geral da PMDF informou que as instalações dos postos desativados deverão ser cedidas para órgãos do governo ou para conselhos comunitários, por exemplo.
 

Leia também:

Brasília menos violenta