Trabalhadores sem-teto que ocuparam seis áreas do DF apresentaram reivindicações e prometeram movimento pacífico durante negociação

" /> Trabalhadores sem-teto que ocuparam seis áreas do DF apresentaram reivindicações e prometeram movimento pacífico durante negociação

">

07/02/2015 às 23:59

Comissão recebe manifestantes do MTST

Trabalhadores sem-teto que ocuparam seis áreas do DF apresentaram reivindicações e prometeram movimento pacífico durante negociação

Por Paula Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Uma comissão do governo do Distrito Federal se reunirá com líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), na terça-feira (10), com objetivo de dar prosseguimento às negociações para liberação de seis áreas ocupadas desde a madrugada deste sábado (7). Representantes do governo e do movimento social tiveram o primeiro encontro oficial hoje, na sede da Administração Regional de Ceilândia.
 

Cerca de 500 famílias ligadas ao MTST estão acampadas em seis pontos do DF — Ceilândia, Brazlândia, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia e Taguatinga — e deverão permanecer nesses locais até terça-feira (10). “Nosso compromisso é de que a manifestação continuará pacífica”, garantiu o coordenador do movimento em Brasília, Edson Silva.
 

“Esta é uma mesa de negociação totalmente compartilhada; não há dois lados em conflito, mas um grupo que quer chegar ao consenso”, disse o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, Acilino Ribeiro. A comissão governamental é composta por representantes da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), da Polícia Militar, da Subsecretaria da Ordem Pública e Social e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab).
 

No encontro, integrantes do movimento apresentaram as reivindicações do grupo. “Já percebemos o compromisso do governador [Rodrigo Rollemberg] com a nossa luta; ocupar essas áreas é a nossa forma de gritar para que todos ouçam que a política habitacional do DF não funciona”, afirmou Silva.
 

Reivindicações
A doação de terrenos da Terracap para construção de casas dentro do programa de habitação do governo federal Minha Casa, Minha Vida é a principal reivindicação do movimento. Os manifestantes querem a modalidade 3 do programa, em que os empreendimentos são cedidos em nome das entidades, caso do MTST.
 

Os manifestantes pediram destravamento de dois editais da Terracap que, segundo eles, garantiriam moradia a cerca de mil inscritos no Minha Casa, Minha Vida. Um deles é o de Nova Planaltina (08/2014). O grupo alega que a empresa vencedora — GM Engenharia — não construiu as unidades habitacionais e que a área foi ocupada por grileiros. Na reunião, esclareceu-se que o processo não está parado e que a empresa já apresentou projeto urbanístico, a ser aprovado pelo governo.
 

Outro edital parado, de acordo com representantes do movimento, é o 09/2014, que prevê construção de 908 unidades habitacionais em Samambaia. Nesse caso, o andamento foi prejudicado pela destituição da comissão de análise das propostas apresentadas pelos concorrentes, no fim do governo passado.
 

A comissão do governo, liderada por Ribeiro, comprometeu-se a analisar a situação dos editais e dar posição para os manifestantes na terça-feira. O MTST tem abrangência nacional e está no DF desde 2009. Cerca de 5 mil famílias participam do movimento no Distrito Federal.