Formação de grupos de trabalho possibilitarão aproveitamento máximo dos recursos federais

" /> Formação de grupos de trabalho possibilitarão aproveitamento máximo dos recursos federais

">

13/02/2015 às 14:52

Governo estuda parcerias com IFB

Formação de grupos de trabalho possibilitarão aproveitamento máximo dos recursos federais

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

BRASÍLIA (13/2/2015) —  Na manhã desta sexta-feira (13), o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, reuniu-se com representantes do governo e do Instituto Federal de Brasília — instituição de ensino vinculada ao Ministério da Educação que articula a educação superior, básica e profissional. O objetivo do encontro era garantir a boa aplicação dos recursos federais na área da educação técnica do Distrito Federal, a partir de parcerias entre as secretarias e o IFB. “Conheço a qualidade do instituto e acredito que temos um conjunto de possíveis parcerias que trarão uma agenda positiva consistente e rápida para o DF”, disse Rollemberg.

O reitor do IFB, Wilson Conciani, apresentou aos presentes um projeto ligado à saúde. “Queremos ampliar nossas ofertas na área da saúde e articular projetos de acordo com as necessidades da rede pública do DF”, disse. O governador explicou a importância destas parcerias para qualificar a mão de obra nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, ciência e tecnologia. “Temos potencial para transformarmos essas ideias em um projeto piloto fantástico”, disse Rollemberg.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Salles, também mostrou interesse em aprofundar os laços com o IFB, com o objetivo de formular uma política de educação profissional e desenvolvimento tecnológico voltada para formação de quadros destinados aos setores produtivos. Houve também manifestação de interesse do Secretário de Educação, Júlio Gregório. “A ideia é montarmos grupos de trabalho conjuntos para estruturar as políticas de educação ambiental no DF”, disse Naiara Campos, coordenadora da área na secretaria do Meio Ambiente.

O IFB conta atualmente com 10 campi distribuídos pelo Distrito Federal. Destes, quatro (São Sebastião, Estrutural, Riacho Fundo e Ceilândia) terão bases fixas até março e atenderão 1,2 mil estudantes. A unidade de Taguatinga Centro, no entanto, aguarda a formalização da doação de terras da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) para ser realocada, assunto repassado ao presidente da Terracap pelo governador. Os representantes do governo e do IFB ficaram de se reunir novamente nas próximas semanas para acompanhar e monitorar os processos de parcerias.

Estavam presentes ao encontro o vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana; o reitor do IFB, Wilson Conciani; os pró-reitores do IFB, Adilson César, Giano Copetti e Fernando Araújo; o secretário de Educação, Júlio Gregório; o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Salles; o secretário de Saúde, João Batista; a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambinete, Naiara Campos; o presidente da Novacap, Hermes de Paula; e o presidente da Terracap, Alexandre Navarro.