10/03/2015 às 00:57

Famílias desocupam ginásio de esportes em Ceilândia

Removidas de invasão no Sol Nascente, elas estavam há uma semana no local

Por Isaac Marra, da Agência Brasília

As 285 pessoas que ocupavam o ginásio de esportes da QNN 16, em Ceilândia Sul, deixaram o local nesta segunda-feira (9). Retiradas de uma invasão no Sol Nascente, também em Ceilândia, as famílias estavam alojadas naquela estrutura desde segunda-feira (2). Antes de serem levadas para a casa de familiares e para o Albergue Conviver, no Areal, em Águas Claras, todas foram cadastradas em duas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Ceilândia.

A desocupação começou às 8 horas de hoje, conforme previsto no acordo firmado na sexta-feira (6) entre representantes das famílias e a Secretaria de Relações Institucionais e Sociais. Em transporte oferecido pelo governo, elas foram levadas ao Cras, onde se cadastraram e receberam alimentação. Em seguida, 53 pessoas seguiram para o Albergue Conviver e 232 — com os pertences —, para casas de parentes.

O acordo também prevê a criação de um grupo de trabalho, com quatro representantes das famílias e quatro do governo, para analisar a Lei 2.576, de 2 de agosto de 2000, que estabelece critérios para coibir a invasão de áreas publicas do Distrito Federal com finalidade de moradia.

Auxílio excepcional
A subsecretária do Trabalho e do Terceiro Setor, da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, Mari Trindade, informou que as equipes dos Cras Sul e Norte de Ceilândia receberam reforço e trabalharam inclusive no horário de almoço para concluir o atendimento. O cadastro no Cras é um dos requisitos para que as famílias tenham direito aos R$ 600 do auxílio excepcional concedido pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. O recurso começará a ser pago dentro de 30 dias àquelas que cumprirem as exigências legais para a concessão do benefício.