29/5/15 19:45
Atualizado em 29/5/15 às 19:45

Cadastro para visitar presos poderá ser feito no Na Hora do Riacho Fundo I

Novidade que passa a valer a partir de amanhã (30) faz parte de programa com o objetivo de facilitar acesso de parentes e amigos de detentos à Papuda

A partir deste sábado (30), pessoas que quiserem visitar presos dos chamados pátios Penitenciárias do Distrito Federal 1 e 2, do Complexo Penitenciário da Papuda, poderão se cadastrar no posto do Na Hora do Riacho Fundo I. A novidade é a primeira etapa do programa Visita Cidadã, que tem por objetivo humanizar o contato com parentes e amigos de detentos. O lançamento será às 10 horas, no próprio Na Hora do Riacho Fundo I, que fica no segundo andar do Shopping Riacho Mall, na QN 7, Área Especial 1.

Resultado de um acordo de cooperação entre o Na Hora e a Subsecretaria do Sistema Penitenciário, da Secretaria de Justiça e Cidadania, a iniciativa priorizará, em um primeiro momento, os cerca de 6,5 mil presos desses dois pátios. Cada apenado terá direito a cadastrar dez pessoas. Essa lista de nomes poderá ser trocada a cada seis meses. O registro será feito por três servidores do Na Hora e outros três da subsecretaria capacitados para esse fim.

O subsecretário de Modernização de Atendimento Imediato ao Cidadão do Na Hora, Saulo Santos Diniz, adianta que o projeto ainda é apenas um piloto e passará por constantes análises e avaliações. “A implantação será gradual, pois compreende outras etapas além do cadastramento.”

Menos filas e senhas
João Carlos Couto Lóssio, subsecretário do Sistema Penitenciário, acredita que o Visita Cidadã desafogará as filas constantemente formadas à entrada da Papuda. “É preciso destacar outras vantagens, como a facilidade de acesso ao Riacho Fundo I, a acolhida característica do atendimento no Na Hora e a possibilidade de o usuário acessar outros serviços públicos”, complementa.

Em um segundo momento do programa, os interessados receberão senha para agendar as visitas pela internet. Essa fase, porém, ainda não tem uma data de início definida. Segundo Lóssio, o processo licitatório para comprar equipamentos e montar a infraestrutura necessária ao atendimento on-line já foi iniciado.

O Na Hora do Riacho Fundo I funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19 horas, com emissão de senhas até as 18h30. Aos sábados, abre das 7h30 às 13 horas, com distribuição de senhas até as 12h30.


Lançamento do programa Visita Cidadã
30 de maio de 2015 (sábado)
Às 10 horas
No posto do Na Hora do Riacho Fundo I — Shopping Riacho Mall, 2º andar, QN 7, Área Especial 1