02/06/2015 às 22:26

Emergência do HRT é reaberta

Atendimento está normalizado, e Secretaria de Saúde garante que não há risco de contaminação pela bactéria enterococo

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

O pronto-socorro de clínica médica, de ortopedia, de cardiologia e de cirurgia geral do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) foi reaberto às 13h30 desta terça-feira (2). Desde então, o atendimento está normalizado na unidade. A Secretaria de Saúde de Brasília garante não haver risco de contaminação pela bactéria enterococo.

Segundo a direção do hospital, o processo de descontaminação da unidade terminou na parte da manhã, e os profissionais que trabalham no local receberam orientações da equipe de Controle de Infecção Hospitalar.

O atendimento no pronto-socorro estava interrompido desde 28 de maio, devido à contaminação pela bactéria enterococo de uma mulher de 79 anos, que havia dado entrada com pneumonia. A paciente morreu hoje, às 18 horas, e o óbito não pode ser relacionado à presença da bactéria no organismo dela. De acordo com a Secretaria de Saúde, a causa só poderá ser esclarecida por meio de uma necrópsia, que depende de autorização da família.

Pacientes isolados
Quatro pessoas que têm a bactéria enterococo — mas não na forma ativa — estão internadas em uma área isolada da enfermaria da clínica médica. São elas:

M.A.S. (91 anos) — Apresentou nesta segunda-feira (1º) um edema agudo no pulmão e necessitou ser entubada. O estado é grave, porém estável.

L.C. (81 anos) — Está estável e respondendo aos tratamentos oferecidos. Ele possui insuficiência renal, diabetes e hipertensão arterial.

P.S.T. (73 anos) — Está estável e respondendo aos tratamentos oferecidos, inclusive realizando pequenas caminhadas dentro da unidade, com restrição de contato. Ele possui doença pulmonar, hipertensão e hipertireoidismo.

E.H.S. (74 anos) — Está estável e respondendo aos tratamentos oferecidos, inclusive realizando pequenas caminhadas dentro da unidade, com restrição de contato. Ele possui cardiopatia, faz uso de marca-passo e tem anemia e doença pulmonar.

Leia também:

Resultados dos exames para identificar bactéria ficaram prontos

Registradas duas mortes em área isolada do HRT