08/06/2015 às 22:18

Plano de enfrentamento a bactérias multirresistentes está em fase de conclusão

Secretaria de Saúde pretende divulgar o documento ainda nesta terça-feira (9)

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde faz os últimos ajustes no plano de contingência para a redução de casos de bactérias multirresistentes em Brasília, e a previsão é divulgá-lo nesta terça-feira (9). O documento, em fase de conclusão, é discutido por infectologistas, enfermeiros, farmacêuticos e equipes de laboratórios e do Núcleo de Investigação e Prevenção das Infecções da pasta.

A análise, mais aprofundada, visa permitir que o plano retrate de forma precisa a realidade dos hospitais e centros de saúde e leve em consideração as especificidades da rede pública de Brasília. A secretaria ressalta que, desde o primeiro caso, tem tomado providências para minimizar a proliferação de bactérias multirresistentes, micro-organismos comuns em ambientes hospitalares.

Entre as medidas adotadas estão os isolamentos preventivos, a restrição de contato, o aprimoramento da limpeza das unidades de saúde e a rígida observação das normas de higiene por parte dos profissionais.

Boletim médico
Três tipos de bactérias foram identificados pelas equipes da Secretaria de Saúde: a KPC, o enterococo e a acinetobacter. Conforme o último boletim divulgado pela pasta, nesta segunda-feira (8), oito pacientes continuam em isolamento.

Das três pessoas internadas no Hospital Regional de Taguatinga, duas passam por exames e estão em evolução de alta, enquanto a terceira permanece em estado estável. Evoluem bem e têm possibilidade de alta dois pacientes do Hospital Regional do Guará e um do Hospital Regional de Santa Maria. Um segundo isolado nessa unidade está em estado gravíssimo, enquanto uma mulher está em estado grave no Hospital Regional de Sobradinho.

Mortes
Quatro pessoas morreram no Distrito Federal contaminadas pelas bactérias multirresistentes, todas idosas, com mais de 70 anos. Os casos foram registrados no Hospital Regional de Taguatinga, entre 28 de maio e 2 de junho. Segundo a Secretaria de Saúde, os óbitos podem não ter relação com a presença dos micro-organismos.

Leia também:

Entenda o que são bactérias multirresistentes

Governo publicará plano de enfrentamento a bactérias multirresistentes