08/06/2015 às 15:12

Projeto Diálogos Culturais terá três encontros nesta semana

Proposta do Plano de Cultura do DF será levada agora a moradores do Riacho Fundo II, do Recanto das Emas e de Santa Maria

Por Paula Oliveira, da Agência Brasília

Dialogos CulturaisTrês regiões administrativas receberão, nesta semana, representantes da Secretaria de Cultura, que apresentarão as linhas do projeto Diálogos Culturais. Nesta segunda-feira (8), a população do Riacho Fundo II se reunirá no Instituto Nair Valadares (perto da administração regional), às 18h30, para discutir com o governo diretrizes do Plano de Cultura do DF. As sugestões serão consideradas na elaboração do projeto de lei que traçará políticas públicas para os próximos dez anos.

Até o fim de julho, o programa terá percorrido 29 regiões administrativas de Brasília — nove já foram visitadas. Na terça-feira (9), o encontro será no Recanto das Emas e, na quarta-feira (10), em Santa Maria.

Os debates, que ocorrem desde maio, indicam que os moradores estão mais preocupados em sugerir questões para o desenvolvimento da área cultural do que falar sobre financiamentos públicos. “Nosso objetivo é construir um plano de desenvolvimento, e os anseios da sociedade estão nessa mesma linha”, comemora a subsecretária de Políticas Culturais, Mariana Soares.

Assim como a Roda de Conversa — proposta em que o governador Rodrigo Rollemberg responde pessoalmente a perguntas do público — o Diálogos Culturais segue a linha do Executivo de discutir assuntos de interesse geral.

Consulta pública
O esboço do projeto do Plano de Cultura está em fase de consulta pública e divide as ações em sete temas centrais: desenvolvimento cultural e artístico; cultura, educação e novos públicos; identidades, cidadania e direitos culturais; gestão pública da cultura; difusão, promoção e circulação; empreendedorismo e economia criativa; e patrimônio e infraestrutura cultural.

É possível enviar sugestões também pela internet: acesse a página do Plano de Cultura do DF, escolha um dos temas, siga as instruções e envie as observações. A ferramenta complementa a participação popular na elaboração da lei.

Leia também:

Ciclo de diálogos sobre a cultura é lançado

Projeto Diálogos Culturais realiza mais dois encontros esta semana

Governador dialoga com moradores da Candangolândia