09/06/2015 às 12:30

Caminhada para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue

Evento, a ser promovido pelo Hemocentro de Brasília no domingo (14), visa incentivar o aumento de doações voluntárias

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Ilustração: Wallace Deo/Agência Brasília

Atualizado em 9 de junho de 2015, às 11h50

A Fundação Hemocentro de Brasília alterou o percurso e a distância da caminhada. O que antes seriam 6 quilômetros, com chegada no Parque Ana Lídia, agora serão 2 quilômetros, com término no Estacionamento 10.

O Dia Mundial do Doador de Sangue — 14 de junho, data instituída pela Organização Mundial de Saúde em 2004 — será celebrado no Distrito Federal com a 1ª Caminhada Solidária do Hemocentro. A atividade começa às 9 horas de domingo (14), no Estacionamento 12 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, próximo ao Parque Ana Lídia. O objetivo é incentivar mais pessoas a serem doadoras voluntárias frequentes, bem como chamar a atenção para a importância de práticas esportivas e recreativas à saúde, uma das condições exigidas de quem quer doar.

O Hemocentro de Brasília espera cerca de 500 participantes. Os 150 primeiros a chegarem ao local de partida ganharão camiseta alusiva ao evento. Não é preciso se inscrever. “Teremos dois técnicos de enfermagem para aferir a pressão e um enfermeiro para dar suporte, caso haja qualquer ocorrência”, destaca Kelly Barbi, chefe do Núcleo de Captação, Registro e Orientação ao Doador e uma das organizadoras.

Antes da largada, haverá aquecimento e alongamento orientados, além de uma mesa com frutas e água à disposição dos caminhantes. O grupo afro-percussivo Asé Dúdú comandará a animação. Do Estacionamento 12, o grupo segue até o lago dos pedalinhos com chegada no Estacionamento 10. O percurso é de 2 quilômetros. A fundação pede a todos que usem roupas com a cor branca, símbolo da caminhada.

Ingresso de cinema
Na sexta-feira (12), o hemocentro entregará convites de cinema para doadores assíduos que serão selecionados e informados pela instituição. “Tanto a caminhada quanto a entrega desses ingressos têm o intuito de celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, mas, acima de tudo, valorizar o gesto altruísta dos doadores que ajudam a salvar vidas”, define Barbi.

Requisitos
Para doar sangue, o candidato precisa estar em bom estado de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter a partir de 16 anos (neste caso, até antes dos 18, deve estar acompanhado do responsável legal ou apresentar autorização do responsável reconhecida em cartório) e apresentar documento de identificação oficial com foto (maiores de 18). Além disso, nas últimas 12 horas antes da doação, deverá ter se alimentado normalmente — evitando alimentos gordurosos, como leite integral e frituras —, não ter ingerido bebida alcoólica nem praticado atividade física, e ficado sem fumar por pelo menos duas horas.

Todos os grupos sanguíneos (A, B, AB, O) são bem-vindos, porém os negativos são mais raros — especialmente o do tipo O, considerado doador universal. Por isso, o hemocentro reforça o convite aos portadores dos tipos negativos para que se tornem voluntários constantes.

O Hemocentro de Brasília funciona de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3. Mais informações pelo telefone160, opção 2 e pelo site www.fhb.df.gov.br.

1ª Caminhada Solidária do Hemocentro
14 de junho de 2015 (domingo)
A partir das 9 horas
Concentração no Estacionamento 12 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek
Participação livre