24/06/2015 às 20:01, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

Embaixada da Áustria abre as portas para estudantes do Sol Nascente

Projeto-piloto do governo deve levar alunos de escolas públicas a outras 20 representações diplomáticas até o fim do ano

Por Da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Quarenta alunos da Escola Classe 66, do Sol Nascente, em Ceilândia, participaram, nesta quarta-feira (24), de uma visita à Embaixada da Áustria, na Asa Sul. Acompanhados de professoras, meninos e meninas de 9 e 10 anos foram recebidos pela embaixadora no Brasil, Marianne Feldmann, percorreram os aposentos sociais da representação diplomática em Brasília e conheceram um pouco da história daquele país. O passeio fez parte do Embaixada de Portas Abertas, projeto-piloto de iniciativa da colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do governador.

Durante duas horas, as crianças receberam de Marianne informações sobre a cultura, a geografia, a gastronomia, o esporte e até o sistema político da Áustria, pequeno país da Europa Central que tem cerca de 8,4 milhões de habitantes e faz fronteira com a Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Hungria, Itália e Suíça.

Aos pequenos estudantes, a embaixadora estabeleceu relações da história da Áustria com a brasileira. Ela lembrou, por exemplo, do papel da primeira imperatriz do Brasil, dona Maria Leopoldina, mulher de Dom Pedro I, que era austríaca e teve participação nas relações econômicas e diplomáticas do País. As crianças fizeram um lanche de sobremesas típicas da Áustria e receberam um passaporte simbólico e um kit com informações e fotos da capital Viena.

Conhecimento
Além de agregar conhecimento e cultura aos estudantes, o programa Embaixada de Portas Abertas possibilita o estabelecimento de um fluxo contínuo e estreito de comunicação das escolas com as embaixadas.

A iniciativa, que conta com o apoio das Secretarias de Educação e de Cultura, deve ser expandida a todas as escolas da rede pública do DF. O primeiro piloto do programa ocorreu no dia 27 de maio na Embaixada de El Salvador, que recebeu estudantes do 5º ano da Escola Classe Varjão. A Assessoria Internacional do gabinete do governador Rodrigo Rollemberg tem como meta contemplar, ainda no segundo semestre deste ano, outras escolas em 20 embaixadas.

Veja a galeria de fotos: