29/06/2015 às 20:59

Orquestra Sinfônica faz três apresentações em julho

Programação inclui concertos em parceria com as embaixadas dos EUA e da França, além de um espetáculo no Sarah Brasília

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília

Atualizado em 29 de junho de 2015, às 19h24

Ao contrário do informado anteriormente pela orquestra, será necessário retirar ingressos antecipadamente na Secretaria de Cultura para assistir ao Concerto Americano.

Dois espetáculos internacionais abrem a programação de julho da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Fruto de parceria com as embaixadas dos Estados Unidos e da França, as apresentações estão marcadas para os dias 7 e 13. Até o momento, também foram celebrados acordos com as representações diplomáticas do México e da Finlândia para o segundo semestre deste ano.

O concerto norte-americano, que tem como palco o Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, contará com a presença da violinista Carla Trynchuk. Com bacharelado e mestrado na Juilliard School, de Nova Iorque, a solista já se apresentou em numerosas orquestras. O maestro Zvonimir Hacko, também conhecido mundialmente, regerá essa programação.

A Embaixada da França no Brasil trará a soprano franco-libanesa Rima Tawil. Vencedora de vários concursos internacionais, ela participou de festivais ao lado de famosos cantores como Plácido Domingo e José Carreras. O concerto francês será no Santuário Dom Bosco e terá como maestro Claudio Cohen, da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

Para finalizar a programação, o Sarah Brasília recebe, no dia 17, o Concerto da Saúde, que já esteve no Hospital da Criança, no Hospital Regional da Asa Norte e no Hospital de Base. “Esses espetáculos têm como objetivo promover bem-estar aos pacientes”, ressalta o maestro. As apresentações nesses locais são esporádicas, mas, segundo Cohen, devem ficar mais frequentes por meio de projeto.

Patrocínio
No primeiro semestre, foram firmadas colaborações com a Delegação da Comissão das Comunidades Europeias e as embaixadas do Equador, da República Tcheca, de El Salvador, dos EUA, da Turquia, da Croácia, da França e de Portugal. Participam ainda desses acordos Aliança Francesa, Instituto Cervantes, Instituto Camões e Goethe-Zentrum.

As embaixadas patrocinam integralmente a vinda de artistas como maestros, grupos musicais e solistas vocais. “Isso enriquece a vida cultural de Brasília e traz ao público o conhecimento dessas culturas por meio da música”, afirma o maestro Claudio Cohen.

Programação de julho da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

Dia 7 (terça-feira)
Concerto Americano
20 horas
Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Acesso gratuito
É preciso retirar ingressos antecipadamente na Secretaria de Cultura (SCTN, Via N2, Anexo do Teatro Nacional), de segunda a sexta-feira, das 8 h às 18 h

Dia 13 (segunda-feira)
Concertos de Dom Bosco — Concerto Francês
20 horas
Santuário Dom Bosco (702 Sul, Bloco B)
Acesso gratuito
Não é necessário retirar ingressos antecipadamente

Dia 17 (sexta-feira)
Concerto da Saúde
16 horas
Teatro do Hospital Sarah Kubitschek — Setor Médico-Hospitalar Sul
Apresentação exclusiva para pacientes, familiares e funcionários