30/06/2015 às 22:06, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Atualização de escala da Saúde no Siga Brasília será aprimorada

Gestores da pasta farão mudanças nos dados divulgados sempre que houver necessidade

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

numeros siga brasiliaA Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai aprimorar a atualização da escala de profissionais da pasta no aplicativo Siga Brasília. Até o fim da semana, gestores de cada unidade do órgão terão autonomia para fazer alterações nos dados divulgados sempre que houver necessidade.

Para o controlador-geral do DF, Djacyr Cavalcanti de Arruda Filho, as mudanças mostram que o objetivo do aplicativo — de contribuir para o controle social sobre a gestão pública — está sendo alcançado. “A ferramenta permitiu a compreensão dessas dificuldades, antes quase imperceptíveis. A ideia é impor, com base nessas percepções, mudanças na administração”, pontua.

A escala dos profissionais já ficava disponível no site da Secretaria de Saúde antes de ser divulgada também no aplicativo, lançado semana passada pelo governo de Brasília. Segundo o subsecretário de Tecnologia e Informação da pasta, Ruy de Carvalho, a lista era atualizada uma vez ao dia. Com as mudanças, essa frequência aumentará para pelo menos três períodos, em horários que marcam o início de cada turno — às 7, às 13 e às 19 horas. “A informação ainda deve estar na porta do pronto-socorro, seja em cartaz ou em painel eletrônico”, completa o secretário de Saúde, João Batista de Sousa.

Ajustes
De acordo com Djacyr, os ajustes no Siga Brasília são esperados. O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a lançar uma ferramenta nesses moldes. “A realidade do aplicativo móvel é diferente da do site. Como é uma demanda nova, é normal que o trabalho também se adapte”, resume o controlador-geral do DF.

O sistema já teve 30,5 mil acessos desde o lançamento, na última quarta-feira (24), até o meio-dia de hoje (30). A escala de profissionais da Saúde é o segundo item mais procurado pelos usuários do Siga Brasília (22,28%), atrás apenas da remuneração dos servidores (43,22%).

É possível baixar o aplicativo nas lojas do Google ou acessá-lo pelo navegador de qualquer computador, tablet ou smartphone, por meio do endereço sigabrasilia.df.gov.br. O serviço é gratuito e dispensa cadastro. Foram realizados 9.493 downloads.

Leia também:

Aplicativo Siga Brasília é lançado no Cine Brasília

Brasilienses podem fiscalizar o governo pelo celular