20/07/2015 às 15:01

Caravana da Juventude Negra estaciona em Samambaia

Projeto oferece cursos de mídias digitais, cinegrafia e produção de blogs e sites a jovens entre 15 e 29 anos, entre outras atividades

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


Técnicas de informática repassadas durante atividade promovida em Santa Maria no início deste mês
Técnicas de informática repassadas durante atividade promovida em Santa Maria no início deste mês. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília-4.7.2015

Após passar por Santa Maria, Gama e Recanto das Emas, a Caravana da Juventude Negra chega nesta segunda-feira (20) a Samambaia e fica na região até sábado (25). O projeto tem o objetivo de promover a entrada de jovens negros no mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional: tecnologias da comunicação, inclusão digital, mídias sociais e empreendedorismo estão entre as atividades oferecidas.

Na região, a estrutura ficará montada em Samambaia Norte, no estacionamento da QN 210, em frente à Feira Livre. As oficinas ocorrem das 8 às 21 horas com turmas de 8 a 50 participantes.

Com recursos vindos do governo federal, a ação é fruto de um convênio entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. No Distrito Federal, é executada pela Secretaria-Adjunta de Políticas para a Igualdade Racial, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. O projeto implementa o Plano Juventude Viva da Secretaria Nacional da Juventude.

O programa reúne iniciativas de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros perante situações de violência, com a criação de oportunidades de inclusão social e autonomia para pessoas entre 15 e 29 anos.

Talentos
A caravana proporciona qualificação profissional, fortalece o desempenho educacional, eleva a autoestima, descobre e revela talentos e oferece oportunidade de um futuro melhor.

Após passar por Samambaia, o projeto segue para o Paranoá, entre 27 de julho e 1º de agosto. Outras sete regiões administrativas serão contempladas até o fim do ano.

Agenda
Estão organizadas dez atividades entre cursos, oficinas e palestras. Os alunos podem fazer minicursos de informática básica; de criação para Web TV e Web rádio; de produção de blogs, sites e mídias digitais; de produção e edição de vídeos; e de cinegrafia. As oficinas disponíveis são de elaboração de propostas para captação de recursos e elaboração de ações culturais e de criação e montagem de reportagens nas comunidades.

Quanto às palestras, os participantes têm noções sobre gestão empresarial e empreendedorismo; atividades educacionais e culturais voltadas para a juventude; e representação social e construção da identidade do negro. A organização destaca uma atividade extra: no estúdio montado na carreta, ocorrerá gravação, edição e produção de um projeto feito pelos alunos.

Os formulários de pré-inscrição estão disponíveis na internet, bem como a programação. A inscrição será feita no local e por ordem de chegada.

Caravana da Juventude Negra
De 20 a 25 de julho de 2015
Das 8 às 21 horas
Em frente à Feira Livre, no estacionamento da QN 210 (Samambaia Norte)
Turmas de até 50 alunos
Gratuito

Leia também:

Caravana da Juventude Negra será lançada em Santa Maria

Caravana da Juventude Negra segue para o Gama

Caravana da Juventude Negra atende jovens em cumprimento de medidas socioeducativas