08/09/2015 às 18:34

Será no sábado a 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres

Durante o evento, participantes vão apresentar propostas que servirão de base para construção da agenda de governo

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

O governo de Brasília promove neste sábado (12) a 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres. Será das 8 às 13 horas, no Centro Educacional 804, no Recanto das Emas. Moradoras do Gama, do Recanto das Emas, do Riacho Fundo I e II, de Samambaia e de Santa Maria estão convidadas a participar dos debates e apresentar propostas para subsidiar a agenda de governo.

A reunião vai ser preparatória para a 4ª conferência distrital, marcada para dezembro, e também para a 4ª conferência nacional, em 2016. A organização está a cargo da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos em parceria com o Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal, a sociedade civil e movimentos organizados. Segundo a secretária Marise Nogueira, o grande desafio é criar uma política coletiva que estruture o desejo social feminino: “Nosso esforço é trazer as demandas de gênero para a visibilidade”.

Com o tema Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres, os encontros discutirão os eixos do evento nacional: contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades; estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; sistema político com participação das mulheres e igualdade; e Sistema Nacional de Políticas para Mulheres.

Participação
A expectativa da secretaria é que 300 mulheres participem de cada encontro regional, aberto à participação popular e com inscrições pela internet ou no local. 

Em Sobradinho, no dia 26, o evento será no Centro de Ensino Médio 1; em Taguatinga, em 31 de outubro, no Centro de Ensino Médio EIT; e no Plano Piloto, em 14 de novembro, na Escola Parque 307/308 Sul.

Depois das reuniões nas quatro regiões administrativas, ocorrerá a 4ª Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, em 5 e 6 de dezembro, no auditório da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação.

“As conferências propõem-se a discutir as estratégias de fortalecimento das políticas para as mulheres e a democratização da participação feminina nas diversas esferas institucionais”, conclui Marise Nogueira.

1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres
12 de setembro (sábado)
Das 8 às 13 horas
Centro Educacional 804 (Quadra 804, Área Especial 1)
Recanto das Emas
Mais informações: (61) 3403-4914 e 3403-4910