10/9/15 20:25
Atualizado em 10/9/15 às 20:25

Melhorias no acesso ao Assentamento de Santa Luzia

Ação da Novacap na Estrutural faz parte do programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida e vai facilitar o trânsito de viaturas


. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Atualizado em 10 de setembro de 2015, às 19h15

Na manhã desta quinta-feira (10), as máquinas da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e da Administração Regional do SCIA/Estrutural iniciaram obras no acesso à entrada do Assentamento de Santa Luzia, na Estrutural. O objetivo é desobstruir as ruas para facilitar o deslocamento de viaturas e forças de segurança na região, que tem histórico de alto índice de criminalidade.

A operação é fruto de parceria com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, e está inserida no programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, do governo de Brasília. A ação também foi uma das demandas pedidas durante o Voz Ativa promovido no dia 12 de agosto na Estrutural.

Um rolo compressor, uma máquina motoniveladora e uma escavadeira foram usados na atividade de hoje, com a revitalização de 2 quilômetros da via. Também foram retiradas partes desgastadas para permitir a nivelação da área. A previsão é que o serviço se estenda até a próxima semana.

Aterramento
Em 22 de junho, começaram as primeiras obras no assentamento. As vias passaram por alargamento, limpeza e aterramento. Também foram substituídos equipamentos da Companhia Energética de Brasília (CEB), com o intuito de evitar o risco de acidentes decorrentes de ligações irregulares — as gambiarras — na rede elétrica.

Tanto a operação de hoje quanto as anteriores não representaram aumento de gastos aos órgãos, uma vez que os funcionários e os materiais utilizados eram das próprias instituições envolvidas na ação.

A administração regional exemplifica a importância das obras com um incidente ocorrido na semana passada, quando um incêndio destruiu dez edificações. Com as vias desobstruídas e alargadas, viaturas do 3º Grupamento de Bombeiro Militar, do Setor de Indústrias Gráficas, conseguiram acessar o local e evitar que as chamas se espalhassem.

Leia também:

Obras facilitam acesso de viaturas na Estrutural

 

Veja a galeria de fotos: