16/09/2015 às 17:13

Igualdade racial é tema do próximo Voz Ativa na Segurança Pública

Encontro será nesta quinta-feira no Ginásio Poliesportivo de Santa Maria. Inscrições começam às 18h30

Por Da Agência Brasília

Chegou a vez de os moradores de Santa Maria sugerirem medidas para reduzir a violência na região administrativa. O terceiro Voz Ativa na Segurança Pública terá como tema a igualdade racial e será às 19h30 desta quinta-feira (17) no Ginásio Poliesportivo de Santa Maria.

As inscrições para manifestação oral vão ser feitas por ordem de chegada a partir das 18h30. Os 15 primeiros terão dois minutos cada um. Os demais poderão apresentar propostas que serão registradas em fichas e analisadas, posteriormente, pelas áreas responsáveis.

A iniciativa é um dos canais de escuta do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, programa governamental de prevenção e redução da violência, lançado oficialmente em 21 de julho.

Participarão do evento em Santa Maria o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Arthur Trindade, além de representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito.

Áreas vulneráveis
As edições do projeto foram programadas para localidades definidas pelo governo como de maior vulnerabilidade social e criminal, de acordo com a subsecretária de Segurança Cidadã, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar. “A criminalização da juventude negra é evidente no DF, como em todo Brasil; no caso de Santa Maria, percebemos que o assunto precisa ser mais aprofundado.”

A primeira conversa ocorreu na Estrutural, em agosto, e abordou questões relacionadas à juventude. Na ocasião, também foi assinada por Rollemberg a Carta pela Paz, documento em que o governo se compromete a promover ações de melhoria para a segurança. Planaltina recebeu a segunda edição em 3 de setembro, quando os participantes puderam falar sobre problemas de gênero, como violência contra a mulher e homofobia. Haverá mais um evento neste ano. Será em Ceilândia, em outubro, e terá como tema a cultura.

Voz Ativa — Segurança e Igualdade Racial
17 de setembro de 2015 (quinta-feira)
Às 19h30 (sugestões a partir das 18h30)
Ginásio Poliesportivo de Santa Maria (Av. Alagados, Quadra Central 1, perto do Restaurante Comunitário)

Leia também:

Planaltina recebe Voz Ativa na Segurança Pública

Moradores da Estrutural sugerem melhorias para segurança na região