09/10/2015 às 21:23

Entidades assistenciais recebem 130 toneladas de alimentos

Produtos arrecadados pela Conab e pelo Planetário de Brasília vão beneficiar cerca de 43 mil pessoas atendidas pelas associações cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa

Por Gabriela Moll e Jade Abreu, da Agência Brasília


. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

As 164 entidades assistenciais cadastradas no Banco de Alimentos das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa) receberam, na tarde desta sexta-feira (8), 130 toneladas de alimentos não perecíveis. A maior parte da mercadoria, cerca de 103 t, é de feijão-carioca tipo I, doada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do governo federal. A Conab também repassou 20 t de leite em pó. A expectativa é que 43 mil pessoas sejam beneficiadas.

As outras sete toneladas de itens não perecíveis — que variam entre arroz, feijão, farinha e macarrão, entre outros — foram arrecadadas durante três meses, na troca por ingressos do Planetário de Brasília, administrado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A iniciativa é parte do Programa de Doação Simultânea, uma parceria entre a gestão federal e a do DF, coordenada, no âmbito local, pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. De acordo com a Conab, o feijão estava no estoque da Política de Garantia de Preço Mínimo, do governo federal, e a doação foi autorizada para atendimento a entidades e organizações da rede assistencial, restaurantes comunitários e cozinhas populares, hospitais, escolas e estabelecimentos prisionais.

Produtores locais
O presidente da companhia, Lineu Olímpio de Souza, afirma que o objetivo dessas doações é levar produtos de qualidade a quem precisa. “Esse trabalho valoriza não só o produtor local, mas a pessoa que recebe o alimento.”

A colaboradora do governo Márcia Rollemberg ressalta que os alimentos passam por um rigoroso controle de qualidade. “Nossa meta é trabalhar a política de alimentos saudáveis, que também envolve a merenda escolar.”

O coordenador de Compras Institucionais da pasta de Agricultura, Lúcio Flávio Silva, explica que a secretaria segue duas frentes de trabalho: a economia sustentável, com a aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar; e o desenvolvimento social, com a assistência a entidades carentes. “Ajudamos duas pontas vulneráveis com os mesmos programas.”

O Instituto Social do Distrito Federal foi uma das entidades beneficiadas. A presidente da associação, Cláudia Regina Carvalho, explica que os alimentos serão distribuídos igualmente para 80 famílias de Samambaia: “Nosso foco é a população de baixa renda ou até mesmo sem renda”.

Balanço
Em junho, foram distribuídas 7,5 toneladas de produtos arrecadados nos espetáculos do Balé Bolshoi do Brasil e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, promovidos pela Secretaria de Cultura; além de 1,5 tonelada de frango do Programa de Aquisição de Alimentos — este ano, o Programa de Doação Simultânea já distribuiu 877 t de alimentos variados para entidades beneficiadas, por meio da contrapartida de R$ 2,3 milhões dos cofres do Executivo local.

Criado em 2011 para evitar o desperdício, o Banco de Alimentos da Ceasa tem parcerias com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), secretarias do governo de Brasília e órgãos federais. “São produtos que ainda têm alto valor nutricional, mas que perderam o valor comercial pelo aspecto”, explica o gerente do banco, Natalino de Souza Neto.

Além da sede, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), o banco tem três unidades de recebimento e distribuição de alimentos — em Brazlândia, em Planaltina e em São Sebastião. A instituição também conta com o apoio dos internos da Fundação do Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), que ajudam no carregamento de produtos e na área administrativa.

Cadastro
Entidades interessadas em integrar o cadastro de beneficiárias do Banco de Alimentos devem atender a pré-requisitos, como ter estatuto próprio, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), ata do presidente, estar registrada no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Presidência da República (Consea) e não ter fins lucrativos. O Banco de Alimentos controla tudo o que é distribuído, monitora e cobra a prestação de contas das entidades mensalmente.

Para se cadastrar como entidade beneficiária ou como doador, entre em contato com o Banco de Alimentos, pelo telefone (61) 3363-1204, ou pelo e-mail bancodealimentos@ceasa.df.gov.br.

Leia também:

Banco de Alimentos da Ceasa beneficia cerca de 43 mil pessoas em todo o DF

Veja a galeria de fotos: