09/10/2015 às 18:54, atualizado em 12/05/2016 às 17:49

Esplanada dos Ministérios terá trânsito alterado no feriado de segunda-feira

Três faixas serão fechadas às 9 horas na altura da Catedral, e a via toda ficará interditada às 16h30 para a passagem da procissão da padroeira de Brasília

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília

As três faixas da esquerda nos dois sentidos do Eixo Monumental, na Esplanada dos Ministérios, serão fechadas na segunda-feira (12) às 9 horas. O trecho compreende a via em frente ao gramado da Catedral Metropolitana de Brasília até o primeiro retorno. A interdição a ser feita pela Polícia Militar do Distrito Federal tem o objetivo de liberar a área para celebrar Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, cuja data é comemorada em 12 de outubro, feriado nacional. 

A expectativa da Arquidiocese de Brasília é receber 60 mil pessoas na programação religiosa. De acordo com a PMDF, às 16h30, tanto a Via S1 quanto a N1 do Eixo Monumental serão interditadas por conta da procissão. O cortejo sairá da Catedral após a missa das 17 horas.

O trânsito começa a ser fechado no cruzamento do viaduto da L2 Sul com a Esplanada, no sentido Praça dos Três Poderes, e segue interrompido até o viaduto após o 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, perto do Palácio do Planalto. O bloqueio para a circulação de veículos se dará nos dois sentidos, e a liberação das pistas está prevista para as 22 horas.

Segundo o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), a alternativa para os motoristas é utilizar as vias atrás dos ministérios: a N2 e a S2. As opções de estacionamento são as áreas no Teatro Nacional Claudio Santoro, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto e nos Setores de Autarquias Sul e Norte.

História
A imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada por três pescadores às margens do Rio Paraíba, em São Paulo, em 1717, e iniciou-se a devoção pela santa, conhecida como Virgem Aparecida.

Em 8 de setembro de 1904, por ordem do Papa Pio X, foi coroada e proclamada Rainha do Brasil, adornada com a coroa ofertada pela princesa Isabel, em 1884, e com o manto azul-marinho. Em 1930, o papa Pio XI nomeou-a padroeira do Brasil.

À época da construção da cidade, também foi designada padroeira de Brasília. Uma réplica da imagem chegou à capital federal em 3 de maio de 1957, e a original fica no altar do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida, São Paulo.