28/10/2015 às 00:47, atualizado em 12/05/2016 às 18:03

Brasília sedia 2ª edição do Fórum Nacional do Comércio

Governador Rodrigo Rollemberg participa da abertura do evento que discutirá, até quarta-feira (28), questões relacionadas ao varejo no Brasil

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília


. Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

Com foco na produtividade e na inovação no varejo brasileiro em tempo de mudanças, o 2º Fórum Nacional do Comércio foi aberto, na noite desta terça-feira (27), no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada (Setor de Hotéis e Turismo Norte). Organizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), o evento seguirá com programação durante toda a quarta-feira (28). Presente na abertura, o governador Rodrigo Rollemberg destacou a importância de o setor, em união com o poder público, enfrentar os desafios que surgem no atual cenário de crise financeira.

“Só conseguiremos superar [a crise] com novos processos, produtos e tecnologias, que vão garantir maior competitividade das nossas empresas”, avaliou o governador. Ele pontuou ainda que o Executivo local tem investido em avanços na área do empreendedorismo, como a possibilidade de empresas de atividades de baixo risco serem abertas em até cinco dias.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apresentados no fórum, mais de 70% do produto interno bruto (PIB) brasileiro corresponde ao setor de comércio e serviços — o segundo maior empregador do País. Presidente da CDL-DF, Álvaro Silveira Júnior afirmou que são necessárias mudanças imediatas, em especial com foco nas vendas de fim de ano. “Precisamos estar preparados para as mudanças e temos responsabilidade de dar as mãos [ao poder público] para atravessar essa crise. No fórum, vamos pensar em soluções para aplicar nas nossas empresas”, resumiu.

Temas
Diversos especialistas da área vão mostrar, a membros das Câmaras de Dirigentes Lojistas e demais participantes, soluções e orientações sobre temas de desafio no varejo do Brasil, como crédito e consumo. Um dos destaques da programação será o debate sobre o papel da área de recursos humanos na produtividade do setor. Entre os palestrantes estão economistas, CEOs (sigla em inglês para chief executive officers — principais executivos de empresas) de rede varejista, jornalistas e representantes de bancos. Brasília também foi sede da primeira edição do evento, em 2013.

Também estiveram na abertura o secretário de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Arthur Bernardes; o secretário-adjunto de Trabalho da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (fusão das antigas pastas do Trabalho e do Empreendedorismo; de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e de Direitos Humanos; e de Desenvolvimento Humano e Social), Thiago Jarjour; os presidentes da CNDL, Honório Pinheiro, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio), Adelmir Santana, e do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal, Edson de Castro; o diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF), Antônio Valdir de Oliveira; representantes das 27 Câmaras de Dirigentes Lojistas brasileiras; e parlamentares federais, entre outras autoridades.

Veja a galeria de fotos:

Brasília sedia 2ª edição do Fórum Nacional do Comércio