28/10/2015 às 15:11

Serviços de saúde ainda restritos nesta quarta-feira (28)

Saiba como está a situação das unidades da rede pública do DF. Paralisação de servidores compromete o atendimento

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Serviços de saúde permanecem restritos nesta quarta-feira (28). Em algumas regiões administrativas a situação não mudou desde ontem (27). É o caso de Brazlândia, onde somente casos urgentes são atendidos na emergência do hospital regional. Não há enfermeiros para fazer a triagem no pronto-socorro e os pacientes com consultas marcadas nas especialidades do ambulatório não estão sendo atendidos. Os centros de saúde da região também estão parados. No Plano Piloto, a situação é semelhante. Somente casos graves são atendidos no Hospital de Base e no Regional da Asa Norte. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não foi interrompido durante a greve de servidores da Saúde.

Desde 8 de outubro, servidores de algumas áreas da administração pública estão em greve em protesto ao adiamento, por falta de recursos financeiros, da última parcela do reajuste salarial autorizado sem previsão orçamentária em 2013.

Veja como estão os atendimentos nas regiões administrativas:

Brazlândia

Hospital regional: emergência somente para casos graves. Não há enfermeiros para fazer a triagem no pronto-socorro. Ambulatório sem atendimento.

Centros de saúde: serviços parados.

Ceilândia

Hospital regional: emergência com um médico clínico-geral, um ortopedista, três pediatras e três cirurgiões. O centro cirúrgico está aberto para situações de emergência. No ambulatório, atendimento normal às consultas agendadas, exceto na área de endoscopia. Equipe de enfermagem reduzida em todos os setores.

Unidade de pronto-atendimento: um médico por período.

Centros de saúde: praticamente parados.

Gama

Hospital regional: emergência com três clínicos, três ortopedistas, dois cirurgiões e dois pediatras, que atendem a casos mais graves. No centro obstétrico, quatro ginecologistas. Ambulatório com atendimento em oftalmologia e odontologia.

Centros de saúde: funcionam com equipes reduzidas.

Guará

Hospital regional: emergência com dois clínicos e dois pediatras. Só são atendidos pacientes em estado grave. No ambulatório, funcionamento normal, exceto em psiquiatria, acupuntura e oftalmologia.

Centros de saúde: funcionam com equipe reduzida. No da Estrutural, não há atendimento no Programa Saúde da Família.

Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Park Way

Unidade de pronto-atendimento: funciona com dois clínicos e dois pediatras.

Centros de saúde: parcial.

Paranoá

Hospital regional: apenas casos graves são atendidos na emergência. O ambulatório continua parado. Todas as cirurgias estão suspensas. Equipe reduzida de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Centros de saúde: funcionam apenas para entrega de medicamentos e aplicação de vacinas.

Planaltina

Hospital regional: atendimento com dois clínicos, dois ortopedistas e dois pediatras. Equipe reduzida de técnicos de enfermagem e de enfermeiros.

Centros de saúde: funcionam com equipes reduzidas.

Plano Piloto

Hemocentro: funciona normalmente. O estoque de sangue está baixo. As doações são feitas de segunda a sábado, das 7 às 18 horas, no SMHN, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte.

Hospital de Base: na emergência, atendimento a casos de média e alta complexidade. Pacientes de menor urgência são direcionados para outras regionais. Ambulatórios sem atendimento de proctologia. Demais especialidades estão abertas para pacientes agendados. A radiologia funciona com equipe reduzida.

Oncologia: quimioterapia com atendimento restrito a pacientes agendados para hoje. Na radioterapia, apenas os casos mais graves.

Hran: emergência com atendimento restrito a casos graves. Ambulatório com atendimento parcial. Todas as cirurgias eletivas foram canceladas.

Centros de saúde: funcionam com equipe reduzida. Nos de número 7 e 8, na Asa Sul, todos os serviços funcionam, inclusive a vacinação.

Hmib: centro obstétrico com quatro médicos. Quatro pediatras na internação e na emergência. As cirurgias eletivas estão suspensas. No ambulatório, atendimento restrito a pacientes de reprodução humana.

Adolescentro: 20% dos médicos e dos técnicos de enfermagem estão em greve. O atendimento está normal na farmácia, e as consultas estão sendo remarcadas.

Unidade mista: só são atendidas emergências.

Recanto das Emas

Unidade de pronto-atendimento: normal.

Centros de saúde e clínicas da família: parcial.

Samambaia

Hospital regional: a emergência conta com três clínicos, dois cirurgiões, quatro obstetras, três neonatologistas e dois anestesistas. A equipe de técnicos e de enfermeiros está reduzida. No ambulatório, pacientes com consultas agendadas em ginecologia e geriatria estão sendo atendidos. Raio X e laboratório funcionam normalmente, com equipes completas.

Unidade de pronto-atendimento: parcial.

Centros de saúde: normal, exceto no de número 3 (que está sem médico).

Santa Maria

Hospital regional: emergência com três clínicos e três ortopedistas. No centro cirúrgico, o atendimento depende da disponibilidade de técnicos. Funcionamento normal no ambulatório.

Centros de saúde: as consultas agendas foram canceladas.

Sobradinho

Hospital regional: a emergência com um pediatra, dois cirurgiões, dois ortopedistas, três anestesistas, três neonatologistas, três ginecologistas e quatro clínicos. Ambulatório com atendimento em odontologia suspenso.

Unidade de pronto-atendimento: apenas pacientes de média e baixa complexidade estão sendo atendidos.

Centros de saúde: parcial.

Taguatinga

Hospital regional: emergência com equipe reduzida. Unidade de internação, centro obstétrico e clínica médica com funcionamento normal. Radiologia e laboratório só atendem emergências. O ambulatório funciona parcialmente.

Endocrinologia e pé diabético, unidades de terapia intensiva, centro obstétrico, central de material esterilizado e banco de leite funcionam normalmente. Endoscopia atende apenas a pacientes internados. O centro cirúrgico recebe somente casos de emergência.

O Raio-X de urgência e as ecografias agendadas estão mantidas. Não há atendimento em cardiologia, tisiologia, pediatria e otorrino. Na hemoterapia, somente consultas eletivas. Serviço de transfusão de sangue está mantido. Hemodiálise e unidades de internação estão normais.

Centros de saúde: parcial.

Farmácias de alto custo

Funcionam com horário estendido, até as 19 horas, sem limite de senhas.