03/12/2015 às 10:30, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Sociedade participará de reformulação do Portal da Transparência

Interessados terão oportunidade de apontar melhorias na apresentação de dados no site e no próprio sistema. Evento será no Palácio do Buriti, na quarta-feira (9)

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Para marcar o Dia Internacional de Combate à Corrupção, a Controladoria-Geral do Distrito Federal promoverá na quarta-feira (9) a 1ª Maratona de Transparência para discutir propostas de reformulação do Portal de Transparência do DF. O evento será aberto ao público e ocorrerá a partir das 14 horas, no Salão Branco do Palácio do Buriti.

Para se inscrever, o interessado precisa ligar no telefone 2108-3336 ou enviar e-mail para transparencia@cg.df.gov.br. Há 200 vagas. “O objetivo é ouvir a população e saber quais as informações que as pessoas querem ver no portal, e em qual formato”, resume o subcontrolador de Transparência e Controle Social da Controladoria-Geral do DF, Diego Ramalho Freitas.

Segundo ele, a meta do governo é reformular o Portal da Transparência ainda no primeiro semestre de 2016 e tornar a apresentação do conteúdo mais simples e atraente para o cidadão.

Na programação, há palestra do fundador e secretário-geral da Associação Contas Abertas, Gil Castelo Branco, sobre Portais de Transparência, às 14h20. No mesmo horário, o analista de finanças e controle da Controladoria-Geral da União Fábio Felix e o representante da Talk2 — empresa contratada para auxiliar na reformulação do Portal da Transparência do governo federal — Marcelo Ottoni apresentarão o tema Experiências Inovadoras.

Após as palestras, serão montadas 20 mesas-redondas. Nesse momento, os participantes inscritos poderão expor o que esperam encontrar no portal, e de que forma. O resultado será apresentado por cada grupo ao fim do evento, às 16h30.

Avanços
Em 20 de novembro, o Distrito Federal foi considerado o ente federativo mais transparente do País, segundo avaliação da Controladoria-Geral da União. O resultado foi divulgado na segunda edição da Escala Brasil Transparente. Ao lado do DF, ficaram Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo.

Outro marco na transparência nos gastos públicos ocorreu em 24 de junho. O Distrito Federal tornou-se a primeira unidade da Federação a ter um aplicativo para telefones celulares e tablets com informações do Portal da Transparência. A ferramenta mostra, por exemplo, a remuneração dos servidores, índice mais acessado no portal.

1ª Maratona de Transparência
Às 14 horas — Abertura
Às 14h20 — Portais de Transparência, com Gil Castelo Branco
Às 14h40 — Experiências Inovadoras, com Fábio Felix (Controladoria-Geral da União) e Marcelo Ottoni (Talk2)
Às 15h20 — Montagem dos grupos de discussão
Às 16h30 — Apresentação das propostas dos grupos
Às 17h30 — Encerramento

Leia também:

Brasilienses podem fiscalizar o governo pelo celular

Avaliação máxima para a transparência pública no DF