01/04/2016 às 01:25, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Mais uma manifestação pacífica na Esplanada dos Ministérios

Ato a favor da democracia e contra o impeachment de Dilma Rousseff reuniu cerca de 50 mil pessoas nesta quinta (31). Mais de 1,5 mil profissionais, entre policiais, bombeiros e agentes de trânsito, reforçaram a segurança

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, cerca de 50 mil pessoas participaram da manifestação a favor da democracia e contrária ao impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, na Esplanada dos Ministérios na noite desta quinta-feira (31).

A operação do governo de Brasília para garantir a segurança no local foi monitorada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional, na sede da Secretaria da Segurança Pública.

A Polícia Militar manteve 1,2 mil policiais acompanhando a passeata e contou com o apoio das unidades especializadas Rotam, BPCães, RPMon (Cavalaria), BPChoque e Bavop (helicópteros). Já pela Polícia Civil houve 266 servidores envolvidos na ação dessa quinta-feira. O Corpo de Bombeiros esteve na Esplanada dos Ministérios com 206 militares e 26 viaturas e fez cinco atendimentos de ocorrências leves.

Na sala de monitoramento do centro de controle da secretaria estavam representantes de todas as forças de segurança, da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Companhia do Metropolitano (Metrô-DF), da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, do Departamento de Estradas de Rodagem, da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além da Agência Brasileira de Inteligência, do Comando Militar do Planalto do Exército Brasileiro, da polícia legislativa e da Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios.

Trânsito
O trecho entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Praça dos Três Poderes (Vias N1 e S1 do Eixo Monumental) foi totalmente interditado. Trabalharam na operação 80 agentes do Departamento de Trânsito em 40 viaturas, um helicóptero e quatro guinchos. Por volta das 21h15, um homem que saía da manifestação foi atropelado na N2, atrás da 5ª Delegacia de Polícia. Ele foi levado ao Hospital de Base.