07/04/2016 às 18:34, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

População será ouvida em pesquisa do Metrô-DF sobre mobilidade urbana

Equipes visitarão residências em todas as regiões administrativas. Estudo subsidiará planejamento para o transporte sobre trilhos

Por Rafael Alves, da Agência Brasília


Trem do metrô percorre trecho em Águas Claras
Trem do metrô percorre trecho em Águas Claras. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) pretende ouvir 50 mil moradores da capital e colher dados que subsidiem um amplo planejamento do sistema de transporte público para os próximos 20 anos. A intenção, após o término das entrevistas, é elaborar o Plano de Desenvolvimento do Transporte Público sobre Trilhos do DF.

Até setembro, os pesquisadores vão visitar cerca de 20 mil casas de todas as regiões administrativas. Durante apresentação de detalhes da Pesquisa de Mobilidade Urbana nesta quinta-feira (7), na sede da empresa, em Águas Claras, o diretor-presidente da companhia, Marcelo Dourado, explicou que o resultado permitirá conhecer o padrão de deslocamento da população e, com isso, auxiliar o governo a traçar metas e tomar decisões relativas à mobilidade.

Também participaram da apresentação o secretário-adjunto de Mobilidade, Fábio Ney Damasceno, o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Léo Carlos Cruz, e o diretor-presidente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Manoel Antônio Alexandre.

Pioneirismo
Segundo o Metrô-DF, o Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a desenvolver um plano de desenvolvimento voltado para o trilho.

O questionário da pesquisa contém perguntas sobre deslocamentos realizados pelos moradores do domicílio e sobre dados socioeconômicos. Todas as informações são confidenciais.

A pesquisa passou por estudos preliminares desde setembro do ano passado. A previsão da empresa é que o diagnóstico completo seja entregue em julho de 2017.

Entrevistas
As entrevistas serão feitas nas áreas urbanas de todas as regiões administrativas, de terça a sábado. Moradores de grandes cidades do Entorno, como Cidade Ocidental, Luziânia e Valparaíso, também serão entrevistados.

Os pesquisadores que visitam as casas estarão uniformizados com colete e boné azuis e identificados com crachá, com nome e número da identidade. Os interessados podem obter mais informações no site da pesquisa ou pelo 0800-738-4818.

Leia também:

Metrô assina contrato de planejamento do transporte sobre trilhos

Veja a galeria de fotos:

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/albums/72157666816539496″ title=”População será ouvida em pesquisa do Metrô-DF sobre mobilidade urbana”>https://farm2.staticflickr.com/1578/26227995611_b55cbb6792_c.jpg”width=”800″ height=”533″ alt=”População será ouvida em pesquisa do Metrô-DF sobre mobilidade urbana”>